Comissão de Constituição, Justiça e Redação dá aval a PEC que cria a Polícia Penal do Estado de São Paulo
20/05/2021 17:56 | Reunião | Karina Freitas - Foto: Reprodução Rede Alesp













A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo deu aval, nesta quinta-feira (20/5), à proposta que cria a Polícia Penal no Estado. Outros 16 itens que estavam na pauta também foram aprovados na reunião, presidida pelo deputado Mauro Bragrato (PSDB).
A medida acatada pelo órgão técnico é de autoria do deputado Delegado Olim (PP) com outros parlamentares. A PEC 4/2021 agrupa na categoria da Polícia Penal os agentes penitenciários, de escolta e vigilância penitenciária, além de outros cargos do setor.
"É um projeto que o Brasil inteiro já fez e agora nós estamos fazendo em São Paulo para que todos os guardas penitenciários e agentes de escolta entrem na Constituição como 'Polícia Penal'", disse o parlamentar.
De acordo com a justificativa do projeto, a nova categoria será vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária e deverá ser dirigida por um servidor de carreira. Além disso, a Polícia Penal terá responsabilidade pela segurança dos estabelecimentos prisionais do Estado, pela custódia, transporte e escolta de detentos, além de outras atribuições a serem definidas pelo Poder Executivo.
Para integrar o quadro de servidores, a seleção será feita, exclusivamente, por meio de concurso público e da transformação dos cargos isolados e de carreira dos atuais agentes penitenciários e equivalentes. Com o aval da comissão, a PEC fica pronta para ser incluída na votação do Plenário.
Outras proposituras
Nove propostas para Redação Final também foram aprovadas pela comissão, incluindo o Projeto de Lei 770/2020, de autoria da deputada Valéria Bolsonaro (sem partido), que altera a lei que institui a Política Estadual de Proteção à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Outras sete propostas denominam rodovias e classificam como interesse turístico municípios do Estado.
Além dos já citados, participaram da reunião os deputados Carlos Cezar (PSB), Emídio de Souza (PT), Frederico d'Ávila (PSL), Heni Ozi Cukier (Novo), Marcos Zerbini (PSDB), Marta Costa (PSD), Paulo Fiorilo (PT) e a deputada Janaína Paschoal (PSL).
Notícias relacionadas
- Parlamentares debatem projetos e melhorias para os paulistas com o governador João Doria
- Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho aprova sete itens da pauta
- Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alesp dá aval a projetos que tratam do enfrentamento à violência contra a mulher
- Frente Parlamentar de Apoio no Combate ao Câncer projeta aumento dos casos de câncer de mama nos próximos anos
- Alesp prevê reunião de comissões e sessões extras para votação de projetos e propostas da semana
- Audiência pública discute a situação de professores contratados pelo regime de categoria O
- Parlamentares debatem programa assistencial do Estado com secretários do governo
- Comissão aprova proposta que vai reconhecer calamidade pública dos municípios paulistas
- Projeto vai reconhecer calamidade dos municípios paulistas de forma coletiva
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações