Gestão e abastecimento de água são temas de audiência pública




Na busca por soluções comunitárias que possam evitar uma crise hídrica na Região Metropolitana de São Paulo, parlamentares e especialistas em hidrografia, manejo e consumo de recursos reuniram-se na teça-feira (13/11) no auditório Teotônio Vilela da Alesp. O encontro foi uma iniciativa da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
O geógrafo Luiz de Campos Junior apresentou o projeto Rios&Ruas, que trabalha com a realidade dos rios esquecidos pela cidade. Ele explicou que o primeiro passo é uma pesquisa em mapas, para coletar informações sobre os processos da geografia local. Depois, é feita a exploração em campo para confirmar informações e conversar com moradores. "Para sensibilizá-los, são nomeados responsáveis pelos rios nas comunidades, buscando inspirar mais pessoas a se mobilizar pela causa". Por fim, realiza-se uma expedição para despertar a percepção socioambiental e o compromisso com o projeto.
Responsável pelo projeto Existe Água em São Paulo, Adriano Sampaio realiza expedições pela cidade para mostrar à população, por meio de vídeos, rios e nascentes que devem ser recuperados e protegidos. Segundo ele, dos mais de trezentos rios espalhados pela cidade, muitos não estão mapeados e são poluídos. Atualmente trabalhado em uma causa sobre a bacia hidrográfica localizada na aldeia indígena do Pico do Jaraguá, o ativista ambiental ressaltou também a preocupação com a extinção das aldeias brasileiras.
A permacultura, atividade agrícola baseada no planejamento racional dos sistemas produtivos, também foi abordada na reunião. O engenheiro civil Guilherme Castagna explicou que quando o tema é recurso hídrico, devemos abandonar a visão simplista de captação e consumo. Segundo ele, para contornar a crise de abastecimento, pode-se recorrer à captação de água de chuva. Já nos casos de alagamento, ele apresentou uma opção pouco conhecida: os jardins de chuva, que são canteiros plantados abaixo do nível das ruas para que, em caso de chuvas fortes, a água poluída pelo asfalto seja absorvida pelos jardins. "Assim, a purificação da água pelo solo e a devolução para os reservatórios ocorrem naturalmente", disse.
A ONG inglesa The Flow Partnership também trouxe contribuições ao debate. De acordo com a diretora Minni Jain, o trabalho com comunidades locais para recuperar paisagens pode minimizar ameaças como inundações, secas e erosões de solo. Ela citou exemplos de ciclos hídricos que foram recuperados em cidades na Eslováquia, na Índia e na Inglaterra. "O que São Paulo está vivenciando não é apenas uma crise de água, mas também de gerenciamento", afirmou Jain.
O deputado Roberto Tripoli (PV), presidente da Comissão, relatou que em uma visita a Ilhabela presenciou escapes de esgoto sendo encaminhados para o mar. "Procurei a prefeitura, mas fui informado de que não havia contrato com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). É algo preocupante para a causa", disse.
A assessora da Secretaria de Meio Ambiente Márcia Nascimento lembrou que atuar em áreas densamente ocupadas é um desafio para eles, e defendeu: "Os trabalhos e as obras da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A. (Emplasa) não interfiram negativamente nas causas debatidas. O Rodoanel, por exemplo, deu origem a duas áreas de conservação nos arredores da represa Billings (o Parque Estadual Águas da Billings e a Floresta Estadual Montanhão), como compensação ambiental".
Noemi Carrera, representante da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, comentou sobre o projeto Guardião das Águas, da Sabesp. A ação, que tem por objetivo informar a população sobre o uso consciente da água e a redução de consumo, é realizada em condomínios residenciais, estabelecimentos comerciais, escolas e
parques, dentre outros locais de grande circulação de pessoas. O projeto colaborou para a redução do uso de água médio por residência, passando de pouco mais de 13m³ para 10,8m³.
Compuseram também a mesa do evento o deputado Luiz Turco (PT), a vereadora Sônia Francine (PPS) e a representante da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA) Ana Carolina Amaral.
Notícias relacionadas
- Alesp recebe audiência pública sobre a tarifa zero no transporte público
- Investimentos em hospitais e duplicação de rodovia foram os destaques de audiência pública em Ipuã
- Audiência na Alesp debate democratização no acesso à cultura em SP, por meio da 'Lei Paulo Gustavo'
- Alesp promove audiência pública sobre a valorização do Terceiro Setor
- Alesp promove nova rodada de audiências públicas para debater o Orçamento estadual de 2023
- Demandas na área da saúde são maioria em audiência pública do Orçamento estadual para 2022, em Bauru
- Alesp recebe audiência pública sobre o uso de agrotóxicos no Brasil
- Audiência pública debate regulamentação da profissão de podólogo
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações