Demandas na área da saúde são maioria em audiência pública do Orçamento estadual para 2022, em Bauru

Parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo colheram sugestões para o próximo ano
10/09/2021 14:36 | Audiência Pública | Maurícia Figueira - Foto: Marco Antonio

Compartilhar:

Audiência pública de Orçamento estadual para 2022<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273589.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilmaci Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273590.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dirceu Dalben<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273591.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273592.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maiara Mora <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273593.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Suéllen Rosim <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273594.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aderaldo Pereira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273595.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública de Orçamento estadual para 2022<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273596.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública de Orçamento estadual para 2022<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273597.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública de Orçamento estadual para 2022<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273598.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública de Orçamento estadual para 2022<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273599.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública de Orçamento estadual para 2022<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273600.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Calendário <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273612.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ações na área da saúde lideraram as demandas apresentadas pela população durante audiência pública do Orçamento estadual para 2022 organizada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta sexta-feira (10/9), em Bauru.

O encontro, presidido pelo deputado Dirceu Dalben (PL), foi realizado no formato híbrido na Câmara Municipal. As sugestões apresentadas poderão ser incluídas pelos parlamentares em emendas ao Orçamento. "A Alesp está realizando as audiências para elaborar o Orçamento de 2022 de forma mais participativa possível", disse Dalben. "É necessário definir prioridades para a despesa pública. É neste momento que a participação da população é importante", completou.

A demanda em destaque foi a abertura do Hospital das Clínicas (HC) de Bauru. "Precisamos de recursos para que o hospital funcione na nossa cidade. É uma demanda não só da cidade de Bauru, mas de toda a região", afirmou o presidente da Câmara de Bauru, Marcos Antonio de Souza.

A prefeita de Bauru, Suéllen Rosim, também pediu a abertura da unidade hospitalar. "São muitos pedidos pela região, mas esse é o maior pedido que Bauru faz para o governo do Estado: a abertura definitiva do Hospital das Clínicas", disse.

O vereador Luiz Eduardo Penteado Borgo, de Bauru, participou de forma virtual e falou sobre o HC. Já o vereador Edson Miguel, também de Bauru, comentou que a cidade recebe pacientes de 68 municípios e há necessidade de investimentos nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs). "Os exames [realizados no AME] estão ficando de lado. São essenciais para cirurgias eletivas, tenho acompanhado pessoas que não conseguem fazer cirurgia por falta de raio-X", disse o vereador.

A necessidade dos AMEs ainda foi assunto do prefeito de Torrinha, Rene Blumer. "Peço aos deputados que tenham um olhar para a propagação dos AMEs. Isso traria contribuição especialmente para os pequenos municípios", afirmou.

Já o prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira, pediu investimentos para as Santas Casas. "As Santas Casas têm capacidade para atender os pacientes, que não precisariam se locomover até Bauru", disse.

Rodovias, turismo e vacina

Além da saúde, outra demanda apresentada pelos participantes foi a duplicação de rodovias e investimento na conservação de estradas vicinais. O prefeito de Duartina, Aderaldo Pereira de Souza Júnior, pediu melhorias na ligação entre os municípios de Duartina e Fernão. "Temos um escoamento de produção muito grande, transporte escolar e pacientes que levamos todos os dias para fazer hemodiálise", disse o prefeito.

O prefeito Walter Rodrigo da Silva, da cidade de Queiroz, também falou sobre recuperação de vicinais, com destaque à ligação entre Queiroz e Getulina. "É importante para o escoamento industrial da região", disse. Além disso, o prefeito pediu ao governo do Estado o envio de mais vacinas contra o coronavírus. "Várias pessoas, de várias faixas etárias, ainda não foram vacinadas". O prefeito destacou que a taxa de mortalidade por Covid-19 em Queiroz é um dos menores, com três mortes.



O turismo foi destacado pelo vereador Daniel Rodrigues Faustino, de Paraguaçu Paulista. "Hoje o turismo emprega mais de seis milhões de pessoas no Brasil", comentou. "Invista no turismo, é uma das fontes mais viáveis para oportunizar a geração de emprego, que nossa cidade tanto carece".

Parlamentares

Para a deputada Márcia Lia (PT), a realização de audiências públicas aprimora a peça orçamentária do Estado. "É fundamental a participação de todos que querem um Estado de São Paulo melhor", disse.

O deputado Gilmaci Santos (Republicanos), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, destacou a importância das audiências. "É um orçamento robusto, que deve passar de 260 bilhões de reais no Estado de São Paulo, tem de se aplicar bem. Quem sabe as necessidades são os senhores", disse.

Em seguida, o deputado Enio Tatto (PT) exaltou a participação dos prefeitos da região. "Acho que essa é uma audiência pública com mais participação de prefeitos. Sou entusiasta dessas audiências públicas, da participação da população no orçamento", disse.

A próxima audiência pública será realizada na segunda-feira (13/9) às 10h, na Câmara Municipal de Santos. Na segunda-feira à noite será a vez de Mogi das Cruzes debater o Orçamento estadual. A última audiência pública do Orçamento está prevista para ser realizada no dia 14 de outubro, na Assembleia Legislativa, na capital.

As reuniões são transmitidas ao vivo pela Rede Alesp na TV e Redes Sociais (Facebook e Youtube). Sugestões ao orçamento podem ser enviadas por WhatsApp, pelo número (11) 9 3404-9001, e também pelo site: www.al.sp.gov.br.


alesp