ILP promove curso de panorama cultural sobre Modernismo

As aulas, promovidas pelo Instituto do Legislativo Paulista, trataram de explicar o movimento cultural do Modernismo a partir de múltiplas experiências Brasil afora.
27/11/2023 17:11 | ILP | Larissa Gabriel Alvares, sob supervisão de Talis Mauricio

Compartilhar:

Palestrante e representante do ILP em explanação.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314345.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Realizado nos dias 22 e 24 de novembro, o curso promovido pelo Instituto do Legislativo Paulista foi ministrado pelo professor e mestre em história social Douglas Liborio, e transmitido pelos canais do ILP e da Alesp.

O objetivo foi gerar reflexão sobre o panorama cultural do Brasil da década de 1920, a partir - e para além - do eixo de São Paulo, desmistificando o "mito fundador" da Semana da Arte Moderna.

Uma vertente importante explorada no estudo foram as experimentações que envolvem as questões de gênero e raciais, frente à tradicional "história dos estilos" que compõem a historiografia da arte brasileira. Além dos textos, diversas obras foram mencionadas durante a explanação. Douglas Liborio acredita que "a imagem pode, por si própria, nos promover um contato sensorial mais adequado [com o conteúdo]".

Na última aula, ao analisar projetos artísticos de diferentes lugares e artistas, Liborio fez uma observação sobre o movimento em parâmetro nacional: "o modernismo do Brasil, como um todo, é um modernismo de conciliação. [...] Ele não quebra, não rompe. Ele vai dialogar com as vanguardas europeias, mas vai ser muito mais tradicional do que vanguardista".



Para ter acesso à agenda de cursos do ILP basta acessar o site: https://www.al.sp.gov.br/ilp/


alesp