Alesp inicia 2024 com expectativa de manter protagonismo no debate sobre futuro de SP

Ano passado foi marcado pela aprovação de projetos como a desestatização da Sabesp, reforma administrativa e aumento salarial das polícias Civil e Militar
31/01/2024 18:20 | Ano legislativo | Da redação - Foto: Arquivo/Alesp

Compartilhar:

Ano legislativo começa nesta quinta 1º<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2024/fg317999.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O ano de 2023 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo foi marcado pela votação de projetos de leis importantes e estruturais, como a autorização para a desestatização da Sabesp e o aumento salarial para os policiais civis e militares. A expectativa dos parlamentares é de que 2024 seja, também, um ano produtivo na Casa do Povo paulista. Nesta quinta-feira, dia 1º, às 15h, acontece a sessão inaugural que marca o início oficial do ano legislativo.

Para o líder do Governo, o deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos), 2023 terminou com saldo bastante positivo em relação às pautas propostas pelo governador Tarcísio de Freitas. "A Mesa Diretora foi democrática, dando voz a todos os lados. E nós conseguimos a aprovação de medidas que consideramos fundamentais para o desenvolvimento do nosso Estado", destaca.

A expectativa do líder do Governo é de que a Alesp siga tendo um grande protagonismo na discussão sobre os desafios a serem enfrentados em São Paulo. "Acredito que teremos espaço para debater propostas de interesse do Governo, mas também pautas de autoria dos parlamentares", diz.

"Como líder da maior bancada da Assembleia Legislativa, a do PL, continuaremos trabalhando para que o Estado de São Paulo possa avançar ainda mais; ajudando o governador a fazer uma administração pujante, voltada, sobretudo, para apresentar resultados e levar uma melhor qualidade na vida das pessoas", completa o deputado Carlos Cezar.

A oposição, por sua vez, promete seguir a mesma linha adotada ano passado, levantando as pautas que considera importantes e pontuando suas divergências em relação ao Governo. "Há projetos polêmicos, como a retirada de dinheiro da Educação. Somos contrários e vamos fazer o debate e mobilizar os interessados", afirma Paulo Fiorilo, líder do PT, maior partido de oposição.

O deputado Carlos Giannazi, líder do PSOL, comenta que os parlamentares da oposição "seguirão na luta para que os recursos públicos sejam destinados às áreas sociais, como Saúde, Educação, infraestrutura, Assistência Social e valorização do servidor, buscando combater as injustiças sociais e econômicas".

Maior em 18 anos

Além da votação de pautas que dividiram opiniões e ganharam repercussão na mídia, o ano passado da Alesp foi destaque, também, pelo número de projetos de leis protocolados. Dados divulgados no portal da Alesp mostram que o Parlamento recebeu 1.924 propostas ao longo de 2023, o maior número desde 2005, quando foram registradas 2.089 proposituras.

Desse montante fazem parte projetos de leis, projetos de leis complementares, projetos de decretos legislativos e propostas de emenda à Constituição ao longo de 2023.



Para o presidente André do Prado, esses dados são um sinal positivo de que os parlamentares estão cada vez mais atentos às diferentes demandas da sociedade, nas mais diversas áreas. "Isso faz com que a população esteja cada vez mais representada", diz.

Outras iniciativas

O ano de 2023 contou com a aprovação do reajuste do Salário Mínimo Paulista, do avanço no projeto do Trem Intercidades entre Campinas e a Capital e a simplificação para o pagamento de impostos estaduais. Também foi marcado por projetos que ampliam o acesso das mulheres à saúde, que garantem direitos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, que valorizam os atletas, empreendedores e moradores de áreas rurais, além de outros setores da sociedade. Destaque, também, para a aprovação do feriado estadual no Dia da Consciência Negra.

alesp