ILP da Alesp promove ciclo de palestras sobre poluição sonora nos centros urbanos
20/04/2023 17:10 | ILP | Daiana Rodrigues - Foto: Rodrigo Costa

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), realizou, nesta terça-feira (18), um ciclo de palestras sobre os impactos causados pelo ruído urbano.
O evento contou com a participação do físico, mestre, pesquisador e gerente técnico do Laboratório de Conforto Ambiental, Eficiência Energética e Instalações prediais do IPT, doutorando na Faculdade de Saúde Pública da USP na área de Epidemiologia e Acústica Marcelo de Mello Aquilino e do engenheiro mecânico, doutor, pesquisador e diretor da Unidade de Habitações e Edifícios do IPT, Fulvio Vittorino.
Também participaram o diretor de Relações Institucionais do Movimento Defenda São Paulo, Sergio Reze; a fonoaudióloga pela Faculdade de Medicina da USP, doutora em Ciências e livre-docente pela USP, professora de Fonoaudiologia da FMUSP que atua na área de Audiologia, com enfoque em prevenção de perdas auditivas, Alessandra Giannella Samelli.; e representante do Ministério Público do Estado de São Paulo.
Segundo o engenheiro mecânico e pesquisador do IPT, Fulvio Vittorino, "o ruído não é só uma questão de simples incomodidade. Ele causa grandes impactos na população e, também, é considerado, internacionalmente, como agente poluidor, ou seja, o ruído impacta os principais países".
"O ruído é observado pelas principais agências internacionais de preservação ambiental. Isso ocorre porque o ruído afeta a saúde física e mental, causando estresse, incomodidade e traz problemas de pressão e de coração. Além disso, o ruído afeta o sono e o aprendizado das crianças, porque atrapalha na comunicação dos professores com os alunos", afirma Vittorino.
Na década de 2000, uma diretiva estipulou que os Estados membros da União Europeia deveriam mapear a taxa de ruído nas principais cidades, a fim de identificar as regiões de maior exposição. O objetivo da medida era tomar providências protetivas para a população de cidades com mais de 250 mil habitantes ou municípios com grande infraestrutura de transporte.
O mapeamento de ruído da cidade é fundamental para que a gestão pública e os projetistas tenham subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas e edificações adequadas para suas finalidades, evitando impactos negativos para a população.
"Só o Estado de São Paulo possui 33 municípios com mais de 250 mil habitantes, sendo que mais de 60% da população dessas cidades resiste à prevenção ao ruído, permanecendo expostas à poluição sonora", pontuou o especialista.
Poluição Sonora
A Lei Federal 6.938/1981 define poluição como a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população. O termo também pode ser considerado como uma criação de condições adversas às atividades sociais e econômicas.
Para o especialista em Acústica Marcelo Aquilino, algumas das principais causas da poluição sonora nas cidades são o aumento da circulação de veículos; o adensamento dos espaços, causando aproximação entre fontes de ruído e receptores; as atividades de lazer e o aumento das atividades de produção.
"A poluição sonora não está relacionada somente ao nível de ruído estabelecido nas normas, mas também à incomodidade que o ruído provoca aos habitantes. Além disso, é importante ressaltar que, embora a questão da incomodidade sonora esteja dentro dos parâmetros legais considerados aceitáveis, muitas vezes ela não deixa de existir", explicou Aquilino.
Segundo o especialista, o IPT realizou um mapa de ruído da Marginal Pinheiros e nas Avenidas Rebouças, Nove de Julho e Paulista, que são de maior tráfego na cidade. O mapeamento constatou que os pontos com maior fluxo de veículo, aglomerações populacionais e atividades industriais possuem maior taxa de ruído. Já os locais arborizados têm menor poluição sonora.
Uma das soluções para controlar a poluição sonora é mitigar o ruído. Inicialmente, isso é feito por meio de um diagnóstico de sua quantificação, para, em seguida, realizar um mapeamento sonoro da cidade e fiscalizá-lo. A Lei Municipal 16.499/2016 de São Paulo estabelece essa medida, porém o mapeamento municipal ainda não foi feito.
Dentre essas medidas, estão a adoção de campanhas de conscientização e a realização do mapeamento acústico, a fim de se realizar uma gestão acústica segura da cidade.
Notícias relacionadas
- Revista do ILP apresenta desafios do envelhecimento e efeitos das apostas no Brasil
- Parceria entre Alesp e TCE-SP ampliará capacitação de gestores municipais.
- ILP debate soluções para população em situação de rua no estado de São Paulo
- Seminário do ILP e Ipem-SP debate ações para impulsionar inovação na gestão pública
- Em Brasília, ILP e Abrig lançam dicionário pioneiro sobre Relações Institucionais e Governamentais
- ILP debate soluções para resíduos da construção civil no Brasil
- Geração de empregos e desenvolvimento econômico: ILP promove debate sobre centros comerciais
- ILP recebe 4 premiações em reconhecimento ao incentivo a pesquisa e sustentabilidade
- Parceria entre ILP e Memorial da América Latina multiplica ações nas áreas de Educação e Cultura
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações