Audiência na Alesp discute desafios para ampliar eletrificação dos transportes

Encontro foi promovido pela Frente Parlamentar de Incentivo à Eletromobilidade e reuniu políticos, gestores públicos e membros de entidades ligadas a fabricantes e usuários de veículos elétricos
15/04/2025 15:21 | Frente Parlamentar | Tom Oliveira - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Reunião de lançamento da Frente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2025/fg343319.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião contou com apoiadores dos elétricos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2025/fg343320.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Donato (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2025/fg343300.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ricardo Bastos, da ABVE<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2025/fg343301.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na noite desta segunda-feira (14), uma audiência pública da Frente Parlamentar de Incentivo à Eletromobilidade, que discutiu os desafios para ampliar a eletrificação de veículos nas cidades paulistas. Quando se fala em eletrificação, estão inclusos desde meios "levíssimos", como patinetes e bicicletas, passando por motos e carros e chegando até caminhões e ônibus.

Comandada pelo coordenador da Frente, o deputado Donato (PT), a primeira reunião do colegiado contou com integrantes de associações de usuários de veículos elétricos. "É fundamental que o Parlamento se envolva nesse debate para que se tenha uma matriz energética menos poluente e mais eficiente. No início, muitas vezes, é uma tecnologia cara, mas o que diz a experiência no mundo todo é que o Estado precisa incentivar o crescimento dessa indústria", opinou o parlamentar.

Donato foi autor da Lei Municipal 15.997/2014, considerada um marco para a eletrificação da frota de veículos na cidade de São Paulo e que inspirou outras legislações mundo afora. "A nossa lei beneficia todas as tecnologias não poluentes, diferentemente do projeto que o governador enviou à Alesp, que incentiva somente o carro híbrido a etanol. As pesquisas, no entanto, dizem que 70% dos usuários de carros híbridos abastecem com gasolina", criticou.

Presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Ricardo Bastos destacou que o estado de São Paulo está sendo beneficiado com a eletrificação automotiva, já que está prevista a chegada de fábricas para a produção de automóveis híbridos e 100% elétricos. Essa nova realidade ainda ajuda o estado na geração de emprego e renda.

"Se a gente não trouxer a eletrificação para a produção no nosso país, os consumidores brasileiros e de países vizinhos, quando quiserem comprar um carro elétrico, terão de comprar de outros países, como China e México", alertou Bastos. "No Brasil, já existem indústrias de reciclagem de baterias e há muito dinheiro envolvido nisso. As oportunidades são grandes."

O encontro teve a participação também do deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Capital paulista, Ricardo Goulart. Também estiveram presentes Clemente Gauer, da Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (Abravei), e André Cieplinski, pesquisador associado da International Council on Clean Transportation, entidade lidada à redução de emissões de gases poluentes no setor de transportes.

Assista à audiência pública, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens da audiência

alesp