ILP promove seminário para debater desafios do fortalecimento da democracia

Em parceria com o Instituto de Relações Governamentais, o evento abordou os impactos da polarização política, da desinformação e da crise de confiança nas instituições
25/03/2025 18:21 | Instituto do Legislativo Paulista | Da Redação - Foto: Agência Alesp/Reprodução YouTube

Compartilhar:

ILP promove seminário sobre democracia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342265.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Creomar de Souza - Reprodução YouTube<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342262.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista realizou, nesta terça-feira (25), em conjunto com o Instituto de Relações Governamentais (Irelgov), o seminário "Desafios da democracia contemporânea e estratégias de fortalecimento".

Com o objetivo de propor uma discussão sobre os desafios contemporâneos enfrentados pela democracia no Brasil e no mundo, o evento abordou os impactos da polarização política, da desinformação e da crise de confiança nas instituições.

Iniciativa privada

A especialista em comércio exterior e relações governamentais e diretora-executiva do Irelgov, Lara Gurgel, foi uma das palestrantes convidadas. Segundo Lara, existem cinco pontos fundamentais para que a iniciativa privada possa colaborar, de forma prática, com a diminuição das tensões e da polarização política. "O primeiro deles é o fomento de um diálogo intersetorial; em segundo, um lobby baseado em dados e evidências; transparência, integridade e ética durante a representação de interesses; capacitação e engajamento de empresas; e trazer uma agenda que pense nos interesses coletivos", listou.

Ela ainda destacou que apesar da forma pejorativa que muitos empregam à palavra, o lobby é uma atividade que integra o conceito de democracia e pode auxiliar em decisões importantes na esfera público-privada. "Não existe lobby ilegal, existem atividades ilícitas que devem ser julgadas e criminalizadas conforme a Lei. O que fazemos é muito positivo, desde que seja feito de forma transparente, ética e legítima", esclareceu.

Democracia

Abordando os impactos das notícias falsas no cenário político, o historiador e mestre em relações internacionais Creomar de Souza, também palestrante do evento, ressaltou que a educação é uma forma eficiente de evitar que a população seja enganada por esse tipo de conteúdo. "Precisamos que as pessoas sejam educadas para se proteger da desinformação."

Ao ser questionado sobre fatores que implicam na polarização política, Creomar comentou que a capacidade do Estado de oferecer necessidades básicas para a população é um elemento importante. "Pensando em países que têm conseguido conter essa onda de polarização, o traço que encontramos em comum é o fato de que são sociedades que tem um bom nível de bem-estar para seus cidadãos. Essa entrega social de qualidade dá ao cidadão a possibilidade de discutir aquilo que importa, já que ele não possui outras necessidades", pontuou.

Esse seminário é uma contribuição da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e do Irelgov para a discussão temática do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

O advogado Lucas Carezzato Ayres foi responsável por mediar a palestra.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

alesp