Alesp recebe discussão sobre obra do Complexo Viário Sena Madureira, na Capital

Encontro serviu para debater a realização do projeto e seus impactos ambientais e de mobilidade nas regiões por onde passará
18/10/2024 19:54 | Mobilização | Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Discussão sobre Complexo Viário Sena Madureira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336808.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi (Psol): luta de várias frentes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336809.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Donato (PT): desenvolvimento sustentável<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336810.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Mônica Seixas (Psol): projeto de cidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336811.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Túneis totalizarão 1.651 metros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336717.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na quinta-feira (17), uma reunião com entidades e moradores da Capital para tratar sobre as obras do Complexo Viário Sena Madureira. O encontro serviu para debater a realização do projeto e seus impactos ambientais e de mobilidade nas regiões por onde passará. Como representantes da Casa, participaram os parlamentares Paulo Fiorilo e Donato, ambos do PT, além de Carlos Giannazi e Mônica Seixas do Movimento Pretas, do Psol.

Giannazi lembrou que essa é uma discussão que interessa a toda a sociedade. "A luta tem várias frentes: a jurídica, no Legislativo e do movimento da sociedade civil. É bom que esses grupos conversem entre si porque estamos enfrentando a especulação imobiliária na cidade de São Paulo. Em plena crise climática, essa obra vai promover o desmatamento e destruir uma nascente", disse o deputado, logo no início do encontro. "Além disso, é uma obra que não contempla o transporte público coletivo", acrescentou.

O colega Donato opinou sobre o traçado do complexo. "Do ponto de vista viário, essa obra não tem o menor sentido. Está em desacordo com tudo o que aponta o Plano Diretor da cidade para um desenvolvimento sustentável", apontou ele, sugerindo a suspensão do contrato.

Tráfego

A deputada Mônica Seixas lembrou dos impactos das mudanças climáticas e o fato de uma obra como essa contribuir para a redução de árvores na Capital paulista. "Também estamos diante de uma obra que valoriza o tráfego de carros, como se essa fosse a única solução para os desafios que se aproximam. Não é possível que tenhamos uma cidade desenvolvida apenas para asfalto e os carros", comentou ela.

2025

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito, informou que o projeto é composto por dois túneis, que totalizam 1.651 metros de extensão. O novo Complexo promoverá a interligação da Avenida Ricardo Jafet aos complexos viários João Saad e Túnel Jânio Quadros, possibilitando os deslocamentos entre as regiões da Vila Mariana, Ipiranga, Itaim Bibi e Morumbi. A previsão é que a obra seja entregue até setembro de 2025.

alesp