Alesp recebe discussão sobre obra do Complexo Viário Sena Madureira, na Capital
18/10/2024 19:54 | Mobilização | Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa





A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na quinta-feira (17), uma reunião com entidades e moradores da Capital para tratar sobre as obras do Complexo Viário Sena Madureira. O encontro serviu para debater a realização do projeto e seus impactos ambientais e de mobilidade nas regiões por onde passará. Como representantes da Casa, participaram os parlamentares Paulo Fiorilo e Donato, ambos do PT, além de Carlos Giannazi e Mônica Seixas do Movimento Pretas, do Psol.
Giannazi lembrou que essa é uma discussão que interessa a toda a sociedade. "A luta tem várias frentes: a jurídica, no Legislativo e do movimento da sociedade civil. É bom que esses grupos conversem entre si porque estamos enfrentando a especulação imobiliária na cidade de São Paulo. Em plena crise climática, essa obra vai promover o desmatamento e destruir uma nascente", disse o deputado, logo no início do encontro. "Além disso, é uma obra que não contempla o transporte público coletivo", acrescentou.
O colega Donato opinou sobre o traçado do complexo. "Do ponto de vista viário, essa obra não tem o menor sentido. Está em desacordo com tudo o que aponta o Plano Diretor da cidade para um desenvolvimento sustentável", apontou ele, sugerindo a suspensão do contrato.
Tráfego
A deputada Mônica Seixas lembrou dos impactos das mudanças climáticas e o fato de uma obra como essa contribuir para a redução de árvores na Capital paulista. "Também estamos diante de uma obra que valoriza o tráfego de carros, como se essa fosse a única solução para os desafios que se aproximam. Não é possível que tenhamos uma cidade desenvolvida apenas para asfalto e os carros", comentou ela.
2025
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito, informou que o projeto é composto por dois túneis, que totalizam 1.651 metros de extensão. O novo Complexo promoverá a interligação da Avenida Ricardo Jafet aos complexos viários João Saad e Túnel Jânio Quadros, possibilitando os deslocamentos entre as regiões da Vila Mariana, Ipiranga, Itaim Bibi e Morumbi. A previsão é que a obra seja entregue até setembro de 2025.
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