Secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado presta contas para Comissão de Habitação da Alesp
16/10/2024 18:39 | Comissões | Daiana Rodrigues - Fotos: Marco A. Cardelino




Os parlamentares da Comissão de Habitação, Desenvolvimento e Reforma Urbana da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ouviram, nesta quarta-feira (16), o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Marcelo Cardinale Branco. Durante a reunião, que foi presidida pelo deputado Rafael Saraiva (União), Cardinale prestou contas da gestão, apresentou ações e programas da Pasta e explicou os critérios usados para realizar investimentos e solucionar problemas na área.
O gestor apresentou as ações que já foram concluídas no segmento e as que ainda estão em fase de planejamento. Segundo Cardinale, a Secretaria tem a meta de realizar 500 mil atendimentos habitacionais, que são as iniciativas da Pasta que buscam melhorar a qualidade de vida e de moradia no estado.
Dentre as medidas, estão oferta de créditos imobiliários, entrega de títulos de regularização fundiária, projetos de desenvolvimento urbano e redução nos valores de compra dos imóveis.
Um dos programas é o "Moradia Segura", recém-lançado pelo Executivo. A medida garante habitação a policiais e agentes de Segurança Pública e tem o objetivo de fazer com que esses profissionais morem mais perto do local de trabalho.
Até outubro deste ano, foram entregues e concluídos no estado 161 mil atendimentos habitacionais. Outras 141 mil unidades estão em construção e em andamento [incluindo regularização fundiária, novas construções e oferta de subsídios]; 610 mil estão na fase de licitação, contrato e convênio; e 101 mil encontram-se em planejamento e projeto.
Carência
Ainda durante a apresentação, Marcelo Cardinale explicou que, para combater o problema do déficit habitacional no estado, são realizados levantamentos e mapeamentos. A partir dessas pesquisas, a Secretaria estabelece critérios de trabalho, priorizando dois indicadores: o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a quantidade de pessoas e municípios que se encontram em áreas de risco [regiões com pouca segurança para a vida humana e material, tais como: enchentes, inundações e deslizamentos].
"Entende-se que a dinamização desse mercado habitacional vai retirar as pessoas das áreas de risco, fornecendo moradias a baixo custo com aluguéis mais baratos em áreas já consolidadas, que são as que possuem empreendimentos já aprovados", explicou o secretário.
Já o IDH segue a ideia contrária à das áreas de risco. "Quanto mais baixo é o IDH de um município, maior é a prioridade no recebimento dos investimentos governamentais", disse.
Emergências
Outra frente da Secretaria destacada por Cardinale foi a realização de ações emergenciais. Ele destacou a entrega célere de mais de 700 moradias em São Sebastião, município que sofreu com fortes chuvas no início de 2023.
Buscando diminuir o número de casa em áreas de risco, a Pasta conta com o Programa "Vida Digna", desenvolvido na Baixada Santista. O projeto realiza a remoção e o reassentamento em conjuntos habitacionais de cerca de 3 mil famílias que vivem em palafitas e áreas inundáveis em Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente.
"Tive a oportunidade de entrar em diversas casas da Baixada Santista e, realmente, a comunidade se transforma depois que a área é revitalizada, asfaltada e as casas são entregues pintadas para os moradores", comentou o deputado Paulo Mansur (PL).
O parlamentar relatou, ainda, que presenciou casos de extrema pobreza na região. Segundo Mansur, uma possível solução para o problema das palafitas da região seria a instalação de casas pré-moldadas, tipo de tecnologia que constrói moradias em até cem dias.
A deputada Ediane Maria (Psol), por sua vez, afirmou que a parcela mais pobre da população é a que mais sofre as consequências das enchentes e deslizamentos. "Muitas vezes, ouvimos as demandas dos moradores de comunidades e periferias. Em Santo André, por exemplo, o problema dos barracos de madeira ainda não foi resolvido e muitas famílias estão aguardando sua moradia", frisou a parlamentar.
Os deputados Dr. Jorge do Carmo e Simão Pedro, ambos do PT, questionaram o secretário sobre a possibilidade de doar terrenos ou moradias para entidades representativas, como associações de moradores. "Nós estamos dispostos a fazer empreendimentos para entidade sociais, a partir de demandas da população, e apoiar esses projetos", esclareceu o secretário Marcelo Cardinale Branco.
Presenças
A Comissão também contou com a presença dos deputados Valdomiro Lopes (PSB), Gilmaci Santos (Republicanos), Ricardo Madalena e Lucas Bove, ambos do PL.
Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:
Notícias relacionadas
- Gestão da Sabesp é convidada a prestar contas à Comissão de Infraestrutura da Alesp
- Comissão de Relações Internacionais aprova plano de trabalho para o biênio 2025-2027
- Secretário de Saúde do Estado apresenta balanço da gestão à Comissão da Alesp
- Comissão de Relações Internacionais da Alesp aprova criação de 'Grupos de Amizade entre Nações'
- Comissão de Segurança Pública da Alesp dá aval à criação de relatório de vitimização para policiais
- Comissão de Ciência e Tecnologia aprova homenagem a equipe de Robótica do Sesi Campo Limpo Paulista
- Comissão das Mulheres dá aval a PL que agiliza atendimento no IML às vítimas de violência doméstica
- Comissão de Saúde dá aval a projeto que propõe teleatendimento e apoio intersetorial aos autistas
- Comissão dos Direitos das Mulheres na Alesp dá aval a PL de combate à pobreza menstrual
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações