Instituto do Legislativo Paulista promove debate sobre Bioenergia, Eficiência e Sustentabilidade

Seminário faz parte do "Ciclo ILP-FAPESP", que tem como objetivo propor discussões sobre ciência e inovação na construção de políticas públicas
07/10/2024 18:00 | ILP | Da Redação - Foto: reprodução TV Alesp

Compartilhar:

CICLO ILP-FAPESP: Sustentabilidade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2024/fg336280.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), realizou, nesta segunda-feira (7), o seminário "CICLO ILP-FAPESP: Bioenergia, Eficiência e Sustentabilidade". O debate é uma contribuição da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e da Fapesp para a discussão temática referente ao Objetivo de Desenvolvimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Brasil é um dos maiores produtores de energia limpa do mundo, com 88% de participação renovável na geração de energia elétrica. De acordo com o presidente executivo da Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen), Newton Duarte, "a cana de açúcar é a condição que temos para descarbonizar a nossa economia em grande escala".

Marcelo Pereira da Cunha, professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também debateu o tema. Ele explicou que a popularização dos biocombustíveis não afeta outros setores da economia, mas, se desenvolvem em harmonia com eles. "Eu quero mostrar, através dos fatos, que o aumento virtuoso da produção de biocombustíveis no Brasil não ofuscou a produção agrícola e de proteína animal", destacou.

Entre as discussões levantadas no encontro, os debatedores falaram sobre possíveis soluções para a otimizar a produção de energia de forma sustentável. "Talvez seja o momento de pararmos de olhar os energéticos de forma isolada e passarmos a integrar isso", sugeriu Rodolfo Pinheiro da Silva, coordenador de tecnologia do Instituto Senai de Inovação em Sistemas Elétricos de Potência.

O debate foi mediado pelo professor do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Luiz Augusto Horta Nogueira.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:


alesp