Evento debate os desafios da regulação de combustíveis renováveis avançados
07/06/2024 18:51 | ILP | Gabriel Sanches - Fotos: Reprodução Agência Alesp


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta quarta-feira (5), o CICLO ILP+IPT 2024. Realizado pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP), em conjunto com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o evento contou com especialistas que debateram os desafios regulatórios dos combustíveis renováveis avançados, incluindo biocombustíveis como etanol de segunda geração, hidrogênio e geração fotovoltaica.
O debate abordou as dificuldades regulatórias relacionadas à distribuição e impacto no consumidor final, bem como o papel desses combustíveis na redução de desigualdades e emissões em setores diversos, como o de transportes.
O químico Fábio da Silva Vinhado destacou o estado atual da produção de biocombustíveis no Brasil e o marco regulatório para combustíveis renováveis avançados. Durante sua apresentação, ele enfatizou a importância de uma regulamentação clara e a participação da sociedade na construção de um quadro regulatório para Captura e Armazenamento de Carbono (CCS).
As discussões legislativas em andamento sobre a regulamentação de combustíveis renováveis, especialmente o hidrogênio, foram um dos pontos centrais. Os desafios de especificar o hidrogênio a ser usado como combustível, certificar sua produção e tratar de questões de segurança operacional foram amplamente discutidos. Os palestrantes sublinharam a necessidade de pesquisa contínua e colaboração para enfrentar esses desafios.
São Paulo
Palestrantes também discutiram os esforços do Brasil para a transição para combustíveis renováveis e avançados, com foco específico no contexto de São Paulo. O estado, que tem emissões significativas provenientes principalmente dos setores de agricultura, florestas e uso da terra, além do transporte, possui um plano de ação climática e um plano de energia renovável, ambos com metas de emissão zero até 2050. A matriz energética do estado é fortemente renovável, com 57% de participação de fontes primárias de energia renovável.
Além disso, enfatizaram a importância de diversificar as fontes de combustível além da eletricidade e do etanol renovável, mencionando especificamente o biometano. Discutiram, ainda, os desafios de regulamentar a transição para combustíveis renováveis avançados em vários setores, particularmente na área de transportes, e a necessidade de políticas públicas para garantir uma gama diversificada de opções de combustível.
Compondo a mesa estavam os seguintes especialistas: Carina Dolabella Pereira, coordenadora da Assessoria de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da SEMIL, advogada e mestre em Gestão Ambiental; Fábio da Silva Vinhado, superintendente Adjunto da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP), químico e doutor em Química; e Rafael Calabria, coordenador de Mobilidade Urbana do IDEC-SP, geógrafo e especialista em Planejamento Urbano. A mesa foi moderada pelo diretor da Unidade de Energia do IPT, João Carlos Savio Cordeiro.
O evento é uma contribuição da Alesp e do IPT para a discussão temática relativa ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 7 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que se refere à Energia Limpa e Acessível.
Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:
Notícias relacionadas
- ILP debate soluções para resíduos da construção civil no Brasil
- Segunda aula de curso do ILP aborda aspectos da Nova Lei de Licitações
- Curso do ILP aborda gestão pública para prefeitos e secretários municipais
- ILP discute digitalização no processo legislativo e interação entre sociedade e Poder Público
- Instituto do Legislativo Paulista promove mesa redonda sobre financiamento para inovação tecnológica
- 'Juventude no combate à desinformação' é tema de palestra do Instituto do Legislativo Paulista
- Seminário na Assembleia Legislativa promove debate sobre compliance
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações