A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe, a partir desta segunda-feira (5), a exposição "Metamorfose", do artista plástico Paulo Pino. O trabalho vai ficar exposto no Espaço V Centenário.
Com obras expostas em países como Estados Unidos e Japão, Paulo Pino participou de diversas exposições no Brasil e no exterior, tendo atuado recentemente na Bienal de Arte de Helsinki, Finlândia, em 2023.
Pintura-Escultórica
Em entrevista à TV Alesp, o escultor disse que começou fazendo pequenas ranhuras em papel e, atualmente, além da valorização da tridimensionalidade, utiliza até mesmo maquiagens para colorir as obras.
Ele ainda falou sobre o sentimento de expor pela primeira vez na Assembleia Legislativa: "É uma honra para mim. É muito importante expor no meu estado. É um orgulho".
Por meio de técnicas mistas que incluem pintura a óleo, guache, aquarela, colagens, materiais recicláveis, folhas de ouro e prata e texturas distintas, o artista começou a carreira em 1996, utilizando papel de seda.
Precursor no Brasil de um estilo artístico que pode ser chamado de pintura-escultórica, que utiliza técnicas de colagem de papel em canvas, dando as suas obras características que englobam tanto a pintura quanto a escultura, Pino explica que fazer arte é externar emoções. "A satisfação de ser artista, de poder tirar algo de você e fazer as pessoas sentirem, é muito gratificante".
Serviço:Exposição MetamorfoseQuando: até 16 de agosto, das 8h às 20hOnde: Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 - Espaço V Centenário - AlespEntrada Franca
Galeria de fotos da exposição: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720319358144