Visitas de representantes estrangeiros à Alesp fortalecem laços de cooperação com o Brasil

Entre janeiro e junho, Parlamento Paulista recebeu cônsules, embaixadores, parlamentares e representantes da Itália, Holanda, Israel, Coreia do Sul, Azerbaijão, África do Sul, entre outros países
04/07/2024 15:21 | Relações Internacionais | Daiana Rodrigues - Fotos: Agência Alesp

Compartilhar:

Representantes italianos e parlamentares da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2024/fg330201.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cônsul-geral da Holanda e comitiva com Maurici<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2024/fg330203.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cônsul do Azerbaijão e Maurici<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2024/fg330204.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Representantes celebram Dia da África<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2024/fg330207.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cônsul-geral da Coréia do Sul<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2024/fg330205.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Representantes russos com Maurici<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2024/fg330164.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Embaixador da Armênia no Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2024/fg330206.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Representantes de Israel com Bruno Zambelli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2024/fg330219.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comunidades estrangeiras com Delegado Olim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2024/fg330163.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ao longo do primeiro semestre de 2024, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu a visita de cônsules, embaixadores e parlamentares de países como a Itália, Holanda, Israel, Coréia do Sul e África do Sul, dentre outros. Os representantes estrangeiros vieram para promover termos de acordo entre o Brasil e suas nações, estabelecer políticas públicas de intercâmbio e fortalecer os laços de cooperação nos âmbitos político, econômico, cultural, científico e educacional.

A Comissão de Relações Internacionais do Legislativo Paulista, presidida pelo deputado Maurici (PT), recebeu esse ano diplomatas da Holanda, Azerbaijão, África do Sul e Rússia.

Em janeiro, Zsuzsanna László, cônsul-geral da Hungria em São Paulo, além de Emil Bakos e Tibor Bárány, dois diretores administrativos da Assembleia Nacional húngara, trocaram experiências com Maurici sobre os sistemas de tecnologia da informação adotados em cada parlamento. Um dos assuntos discutidos durante o encontro foi a adoção de plataformas digitais para a tramitação de processos legislativos - como o aplicado pelo Alesp Sem Papel - como uma forma de proteção dos dados e redução no uso de papel.

Cultura e sociedade

Já em abril, Rashad Novruz, embaixador do Azerbaijão no Brasil, dialogou com Maurici sobre a cultura e a sociedade de seu país como meio de fortalecimento da compreensão sobre cada nação. Ainda no mesmo mês, Wieneke Vullings, cônsul-geral da Holanda no Estado de São Paulo, debateu sobre políticas imigratórias para refugiados adotadas no Brasil e Holanda. Em maio, a representante diplomática holandesa voltou à Casa acompanhada de parlamentares de seu país para conhecer melhor a atuação do Parlamento Paulista.

150 anos de imigração

Em março, a celebração dos 150 anos da imigração italiana no Brasil reuniu o presidente da Alesp, André do Prado, e os colegas Paulo Fiorilo (PT), proponente da homenagem e coordenador da Frente Parlamentar Ítalo-Brasileira; Eduardo Suplicy (PT); Barros Munhoz (PSDB); Lucas Bove (PL); Mauro Bragato (PSDB) e Donato (PT), além dos deputados italianos Salvatore Caiata e Fabio Porta e o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara.

Durante a solenidade, foi destacado o fortalecimento dos laços entre as nações amigas, incluindo seus Legislativos, o desenvolvimento de políticas públicas e o rico legado cultural de ambos. "Os imigrantes italianos moldaram não apenas a paisagem geográfica do Brasil, mas também a nossa identidade nacional. Desde o primeiro momento, eles demonstraram coragem e resiliência para enfrentar os desafios de um novo mundo", afirmou André do Prado, na ocasião.

"Quero agradecer a extraordinária generosidade com que o Brasil acolheu os nossos imigrantes, que vieram em busca de um futuro melhor. Eles são os melhores embaixadores da Itália por terem trazido para cá a cultura e a capacidade de empreender. Penso que o Brasil e a Itália são grandes exemplos de integração", comentou o cônsul Fornara, no mesmo evento.

Cooperação

Em maio, o cônsul-geral da Coreia do Sul em São Paulo, Insang Hwang, recebeu do deputado Paulo Fiorilo (PT) o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, maior honraria concedida pelo Parlamento Paulista. A iniciativa valorizou a dedicação e o comprometimento do diplomata na cooperação entre as nações.

Iniciativas de melhoria na infraestrutura, comércio e turismo do bairro Bom Retiro, os 61 anos da imigração coreana no Brasil e a forte presença de empresas coreanas em São Paulo foram destacados durante a solenidade, que ainda contou com a presença de Luis Fernando Avalos, cônsul-geral do Paraguai e presidente da Sociedade Consular Brasileira.

Dia Mundial da África

Para homenagear o Dia Mundial da África, celebrado em 25 de maio, a Comissão recebeu Kossi Telou, membro do Consulado de Togo na Capital paulista; Hortense Mbuyi, congolesa e membro do Conselho Municipal de Imigrantes de São Paulo, e outros representantes do continente. O encontro debateu política, economia e cultura dos países africanos, suas relações com o Brasil e o mundo e os desafios dos imigrantes no País.

"O Dia Mundial da África simboliza a comemoração da resistência dos nossos antepassados contra a discriminação e imposição sofridas pelo povo negro. Até hoje, nosso continente luta para construir sua identidade e afirmar seu respeito", afirmou Hortense, que também tratou sobre os desafios enfrentados pelos refugiados negros no País.

Raízes

Ainda em maio, foi realizado o "1º Encontro do Conselho Estadual Parlamentar de Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras (Conscre)" - entidade que contribui para fortalecer laços e trocar experiências entre 20 comunidades estrangeiras. Na ocasião, o deputado Delegado Olim (PP) recebeu representantes internacionais para debater as influências culturais de seus países no Brasil, principalmente, em São Paulo. Além disso, também foram discutidas medidas de apoio e proteção aos imigrantes e formas de estreitar relações entre os povos estrangeiros.

Estiveram presentes no encontro os cônsules da Bolívia, Vania Claros; Grécia, Thomás Matsoukas; Peru, Luis Armando Monteagudo; os cônsules gerais da Espanha, Pablo Montesino-Esparteiro Velasco, e Israel, Rafael Erdreich. Outros que também prestigiaram o evento foram o substituto do cônsul da Itália, Alberto Mayer; o cônsul-geral adjunto de Portugal, Jorge Longa Marques; cônsul-geral em exercício do Japão em São Paulo, Chiho Komuro; e o cônsul-geral embaixador do Paraguai, Luis Fernando Ávalos.

Também durante a reunião, Gabriel Sayegh, presidente do Conscre e representante árabe, citou os Hospitais do Coração e Sírio-Libanês, além da popularização da culinária do seu país, como algumas das benfeitorias de sua colônia aos brasileiros. "Sou muito grato ao Brasil! Viemos aqui em situações difíceis, com credos diferentes, e sempre fomos recebidos sem discriminação. Hoje, fazemos parte da diversidade da nossa população", celebrou ele.

Armênia

Em abril, foi a vez do Parlamento Paulista reunir a comunidade armênia no Brasil para homenagear as vítimas do genocídio de 1915, ocorrido durante a Primeira Guerra Mundial.

Promovida pelo deputado Agente Federal Danilo Balas (PL), a cerimônia recebeu as presenças da cônsul-geral honorária, Hilda Diruhy Burmaian, e do embaixador da República da Armênia no Brasil, Armen Yeganian. "Infelizmente, ao longo dos séculos 20 e 21, fomos testemunhas de outros genocídios ao redor do mundo. É por isso que o reconhecimento do genocídio armênio e o trabalho dessa Casa nesse sentido são extremamente importantes", comentou Yeganian.


alesp