Saúde do trabalhador e direito constitucional à reabilitação são temas de palestra do ILP

Burnout, estresse, depressão e influência do ambiente externo no desenvolvimento de doenças psicológicas foram os focos da discussão promovida pelo Instituto do Legislativo Paulista
01/07/2024 18:52 | Instituto do Legislativo Paulista | Gabriel Sanches - Fotos: Reprodução Agência Alesp

Compartilhar:

ILP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2024/fg330037.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> ILP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2024/fg330038.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em parceria com o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), realizou nesta segunda-feira (1) o quarto painel do "Ciclo de Conferências: Relações de Trabalho e Saúde Mental". O evento encerra a série de conferências e contou com a participação de especialistas que abordaram questões jurídico-médicas sobre as relações de trabalho e o desenvolvimento de transtornos mentais.

Entre os participantes estavam Maria José Giannella Cataldi, advogada na área de Direito do Trabalho; Sandra Regina Schewinsky, psicóloga especialista em Psicologia Hospitalar; Karliane Vaz Damasceno dos Santos, analista do Seguro Social; e Heliana Hess, juíza de direito titular da 4ª Vara de Acidentes do Trabalho do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). A mediação foi conduzida pela psicóloga comportamental Gisela Müller e Maria Maeno, pesquisadora da Fundacentro, entidade ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego.

As profissionais discutiram temas cruciais sobre a saúde mental dos trabalhadores, oferecendo embasamento jurídico e científico sobre como o ambiente de trabalho pode influenciar no surgimento de doenças psicológicas, como o burnout, estresse, depressão, ansiedade e até sequelas causadas pela Covid-19.

Segundo a advogada Maria José, mencionando o psicólogo alemão Herbert Freudenberger e a psicanalista norte-americana Gail North, que constataram em seus estudos que é possível trilhar um caminho de estresse que segue até o burnout, "a doença tem associação próxima com o contexto de trabalho".

O painel também abordou os processos de reabilitação dos funcionários após esses casos, ressaltando a importância da avaliação psicológica ocupacional, que examina a estrutura do trabalho e suas implicações na saúde dos trabalhadores. Além disso, foram exploradas as legislações vigentes que tratam dessas questões.

Contribuição

Para todas as participantes, além de debater um cenário cada vez mais comum nos ambientes de trabalho ao redor do mundo, o evento ainda representou uma importante contribuição da Alesp para a discussão dos temas relacionados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

alesp