Alesp debate proposta de regulamentação dos aplicativos de transporte
21/06/2024 19:10 | Trabalho | Daiana Rodrigues - Fotos: Carol Jacob




A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta sexta-feira (21), uma atividade parlamentar intitulada "Conversa com Motoristas de Aplicativos". Promovido pela deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), o encontro debateu um Projeto de Lei Complementar da Câmara dos Deputados, em Brasília, que pretende regulamentar e garantir mais transparência na relação entre motoristas e empresas operadoras de transporte por aplicativo.
"Apesar da discussão da proposta ser de âmbito federal [Congresso Nacional], eu e o Parlamento Paulista gostaríamos de contribuir com a legislação estadual, como, por exemplo, na questão do IPVA e intermediação com o governo do Estado", afirmou a deputada.
Mudanças
Atualmente, existem cerca de dois milhões de motoristas de aplicativos no Brasil. São inúmeros profissionais que não possuem uma proteção social. A regulamentação é uma discussão de origem internacional, que visa dar maior amparo e segurança jurídica à categoria, oferecendo direitos, como a possibilidade de se filiar a sindicatos, realização de acordos de trabalho coletivos e fortalecimento contra possíveis punições injustas.
"Não se trata de uma discussão ideológica ou política. É preciso entender que esse é um vínculo trabalhista, daí o motivo da regulamentação. Senão, a qualquer minuto a Corte Superior pode dar um entendimento para acabar com esses aplicativos, algo que já está incorporado as nossas vidas", disse Augusto Coutinho, deputado federal e relator do projeto no Congresso.
Coutinho ainda explicou que a ideia da propositura é que as empresas cobrem dos motoristas uma taxa de intermediação de, no máximo, 30%. O relator da medida comentou que esse percentual é uma estimativa, ou seja, a empresa poderá estipular uma cobrança maior, ficando a cargo dos motoristas aceitar ou não. A ideia é estabelecer um parâmetro e evitar a cobrança de taxas abusivas que chegam a 50%.
Além disso, a proposta prevê redução na contribuição previdenciária dos motoristas para 5%. "O motorista também será considerado um contribuinte individual, sem vínculo de emprego e exclusividade com nenhum aplicativo, porém terá acesso a direitos previdenciários", disse Coutinho.
"[O projeto] trará a oportunidade desses trabalhadores exercerem uma atividade mais digna, com mais qualidade de vida e que oferece uma ótima alternativa de geração de renda que pode ser usada como sobrevivência. Além disso, a população que usa os veículos de aplicativos pode comprar menos carros para se deslocar, mas para que isso ocorra é preciso condições necessárias", explicou Vitor Lippi, deputado federal também presente ao evento.
Por sua vez, Ingrid de Almeida, representante do Grupo de Motoristas de Aplicativos de Sorocaba, comentou que o próprio aplicativo incentiva a entrada de mais motoristas. "Isso gera uma grande falta de controle na demanda dos motoristas e um sucateamento do trabalho", frisou.
Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:
Mais imagens do evento: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720318113212/
Notícias relacionadas
- Gratuidade na emissão de documentos a vítimas de catástrofes naturais avança, após aval da CAPRT
- CAPRT dá parecer favorável à redução de jornada para pais ou responsáveis por crianças autistas
- Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho da Alesp aprova 14 itens da pauta
- Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho dá aval a proposta que garante bônus a funcionários públicos
- Comissão aprova projeto com melhorias para profissionais de entrega por aplicativo
- Chefe da Casa Civil do Estado é ouvido por parlamentares em comissão
- Projeto amplia campo de trabalho para mulheres
- Segurança do Trabalho ganha destaque em comissão
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações