Chefe da Casa Civil do Estado é ouvido por parlamentares em comissão

Antônio Carlos Rizeque Malufe deu explicações sobre ações do governo relacionadas à pandemia de Covid-19
19/06/2020 18:17 | Administração Pública e Relações do Trabalho | Barbara Moreira - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho em ambiente virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2020/fg250068.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Marcio da Farmácia preside a sessão da Alesp em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2020/fg250069.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dr. Antônio Carlos Rizeque Malufe<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2020/fg250070.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Professora Bebel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2020/fg250071.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cezar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2020/fg250072.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlão Pignatari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2020/fg250073.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Nishikawa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2020/fg250074.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rafael Silva <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2020/fg250075.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Coronel Telhada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2020/fg250076.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Morais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2020/fg250077.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adalberto Freitas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2020/fg250078.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2020/fg250080.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta sexta-feira (19/6), a reunião da Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho (CAPRT) recebeu, em ambiente virtual, o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Antônio Carlos Rizeque Malufe, a fim de esclarecer questões demandadas por parlamentares. O deputado Marcio da Farmácia (PODE) presidiu a oitiva.

No encontro, a deputada Professora Bebel (PT) demonstrou preocupação com uma possível volta às aulas presenciais e reivindicou melhores condições para professores temporários que estão sem trabalhar. Em resposta, Malufe afirmou que a Secretaria da Educação vai apresentar um planejamento para o retorno com base nos parâmetros estabelecidos no Plano São Paulo. "Os protocolos vão respeitar basicamente a nossa situação e a evolução da pandemia e estarão dentro daquilo que o governador tem repetido: nada é definitivo".

Quanto aos professores auxiliares, o secretário garantiu que vai encaminhar a questão apresentada ao chefe da pasta e ressaltou: "Temos procurado atender essa parte com atitudes de assistência, concessão de empréstimos e tudo o que está ao alcance do Governo do Estado".

Respiradores

O deputado Roberto Morais (Cidadania) agradeceu a liberação de recursos para a região de Piracicaba e a entrega de respiradores, mas questionou o secretário sobre duas emendas impositivas propostas para obras na cidade. Malufe ressaltou que metade das emendas impositivas ao orçamento deste ano eram para a área da saúde e já foram liberadas. "Agora que foi liquidada essa parte, estamos focando muito nas emendas de desenvolvimento social e deixando um pouco mais para frente as de infraestrutura", explicou.

A dúvida apresentada pelo deputado Marcio da Farmácia foi sobre a elaboração de iniciativas para auxiliar os pequenos empreendedores, a área comercial, industrial e rural no contexto pós-pandemia. Segundo Malufe, uma equipe, sob orientação do secretário da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles, está "delineando a forma como São Paulo vai sair desta fase e poder, dentro do que for da competência do Estado, induzir a normalidade no setor da economia ao longo dos anos de 2021 e 2022".

De acordo com o secretário, o governo estadual distribuiu, até ontem, 2030 respiradores e segue equipando ambulâncias como UTIs para atender emergências em pequenos municípios. Os elogios sobre o trabalho desempenhado por ele na Casa Civil foram recorrentes durante a oitiva.

Além dos já citados, participaram da reunião as deputadas e os deputados Adalberto Freitas, Carlão Pignatari, Cezar, Coronel Telhada, Coronel Nishikawa, Gilmaci Santos, Rafael Silva e Roberto Morais.

alesp