Na Alesp, seminário reúne policiais que investigaram o ataque à Escola Estadual Sapopemba

Solicitado pelo deputado Altair Moraes (Republicanos), evento teve o objetivo de aplaudir o trabalho dos policiais responsáveis pelo caso; estudantes de Direito lotaram o plenário para conhecer mais do processo legislativo
21/05/2024 19:30 | Debate | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Seminário reúne investigadores de ataque à escola<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg325439.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Altair Moraes (Republicanos)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg325440.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Grativol celebra resultado das investigações<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg325441.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lima: visita à Alesp engrandece formação de alunos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg325442.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Estudantes de Direito lotam Teotônio Vilela<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg325443.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na noite desta segunda-feira (20), um seminário que reuniu os policiais civis responsáveis pela investigação do ataque feito à Escola Estadual de Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo. Solicitado pelo deputado Altair Moraes (Republicanos), o objetivo foi apreciar e valorizar o trabalho destes investigadores.

"A população só ficou sabendo do esclarecimento desse fato criminoso, da apreensão de celulares, notebooks, dos mandados de busca e apreensão, mas houve a quebra de diversos sigilos, que, como resultado, conseguimos chegar até a fonte da arma e da munição e até em uma prisão internacional, em Portugal", comentou o delegado Ricardo Grativol, que participou das investigações.

Ocorrido no dia 23 de outubro de 2023, o ataque à Escola Estadual Sapopemba mobilizou o estado após deixar uma adolescente morta e outros três alunos feridos. Um dos investigadores do caso, André Militão de Lima, ressaltou a importância de, além de responsabilizar os culpados pelo caso, desmontar redes de articulação de agressores, como foi o caso de Sapopemba.

"Vamos trazer a importância da discussão da regulamentação de plataformas, até porque é como se fosse uma terra de ninguém, não tem controle. É um local que pode ser usado para o bem, mas também reúne pessoas para a prática do mal", disse Lima.

Na mesma linha, o deputado Altair Moraes parabenizou a investigação e enfatizou a importância de chegar até a pessoa apontada como mentora do ataque. "Eles foram a fundo nesse caso e foi um trabalho de excelência dessa equipe que merece ser homenageada. Foram até Portugal, entraram em contato com a Interpol para prender essa pessoa que aliciava jovens no mundo todo", afirmou.

Sala de aula

Além da homenagem aos policiais, o evento serviu como espécie de aula para alunos do curso de Direito de faculdades paulistas, que lotaram o Auditório Teotônio Vilela.

"A ideia é trazer os alunos para dentro da Assembleia Legislativa, que é a casa do Povo. A intenção é também sair um pouquinho da teoria, tirar os alunos da instituição de ensino e tornar o curso um pouco mais prático e atrativo. Eles ficaram felizes e isso engrandece o curso e a formação deles", disse Militão de Lima, que é também professor e coordenador do curso de Direito em uma faculdade da Capital.

Um dos responsáveis por explicar o funcionamento da Alesp foi o próprio deputado Altair Moraes, que contou um pouco de como é o processo de tramitação de um Projeto de Lei até sua aprovação.

"Acho muito importante que alunos de direito venham a essa Casa de Leis, no maior Parlamento da América Latina. Muitos não tinham ideia de como funciona esse processo e pudemos mostrar isso", disse o parlamentar. "A Alesp está sempre de portas abertas e incentiva a todos que entrem um pouquinho na política", finalizou.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:



Mais imagens do evento: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720317143710/

alesp