Maio Amarelo: Alesp incentiva a conscientização no trânsito

Políticas públicas, ações educativas e aprovação de leis são algumas das iniciativas práticas do Parlamento Paulista para reduzir o número de acidentes no estado de São Paulo
21/05/2024 10:50 | Prevenção | Daiana Rodrigues - Foto: Agência Alesp

Compartilhar:

Maio Amarelo: movimento de segurança no trânsito<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg325302.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dados dos óbitos - janeiro a abril de 2023 e 2024<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg325239.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Acidentes não fatais - jan. a abril de 2023 e 2024<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg325240.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maio Amarelo: movimento de segurança no trânsito<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg325241.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo apoia a campanha Maio Amarelo, que busca conscientizar a sociedade sobre a importância de garantir a segurança no trânsito. Criada em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), a meta da iniciativa é diminuir o número de vítimas de acidentes pela metade até 2030.

O laço amarelo foi escolhido para simbolizar o movimento, porque a cor é usada nas placas para sinalizar e advertir os motoristas nas ruas e estradas.

O movimento também é dedicado a coordenar ações entre órgãos de governo, empresas, entidades e sociedade civil, a fim de educar a população sobre a necessidade de adotar uma direção defensiva, que é caracterizada pela responsabilidade, atenção e prudência como forma de diminuir e evitar os acidentes.

Legislativo

A Lei 17.454/2021, de autoria do ex-deputado Roberto Engler, instituiu o Maio Amarelo com o objetivo de prevenir os acidentes no trânsito por meio de campanhas e ações educativas e de fiscalizações promovidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), em cooperação com a iniciativa privada, entidades civis e organizações.

"O Poder Legislativo pode contribuir para reduzir o número de acidentes de trânsito nas vias paulistas por meio da aprovação de leis e pela cobrança, dos governos estadual e municipais, de políticas públicas de conscientização e prevenção de acidentes", disse o deputado Carlos Giannazi (Psol). "É importante que as iniciativas adotadas pelo Legislativo esclareçam as consequências e os impactos que essas situações ocasionam na vida das pessoas. Educar a população é a melhor alternativa para fortalecer a segurança no trânsito", acrescentou o parlamentar.

Governo

O Governo do Estado lançou, no dia 16, uma nova versão do painel Infosiga, que monitora acidentes e mortes no trânsito paulista. O objetivo é aprimorar os dados e torná-los ainda mais precisos a fim de identificar melhor os problemas e solucioná-los por meio de políticas públicas municipais e estaduais.

O Detran-SP, por meio da Escola Paulista de Trânsito (EPT) e em parceria com a Fundação Vanzolini, promoverá até o dia 28 deste mês uma programação especial de palestras sobre diversos temas educativos. A transmissão ocorrerá pelo canal do YouTube do órgão. Mais informações em: https://ead.detran.sp.gov.br/mod/page/view.php?id=8685

O lema da campanha deste ano é "Paz no trânsito começa por você", como uma forma de lembrar que todos - motoristas, passageiros, ciclistas ou pedestres - têm a responsabilidade de garantir a segurança uns dos outros.

"A promoção de uma mudança cultural e comportamental é um processo que demanda esforços contínuos. Mas a reflexão, trazida pelo Maio Amarelo, é o primeiro passo para um trânsito mais saudável. Deste modo, a EPT contribui para a conscientização coletiva da sociedade sobre a preservação da vida", afirma a gerente setorial da EPT, Gleice Reis.

Já as iniciativas de fiscalização ocorrem por meio da Operação de Direção Segura Integrada (ODSI), que tem a missão de proibir a mistura de bebida alcóolica com direção. Essa medida já acontece independentemente do Maio Amarelo, como medida do Detran-SP para tornar o trânsito mais seguro.



5 mil mortes

Segundo dados do Detran-SP, houve cerca de 5 mil mortes no trânsito em 2023 e aproximadamente 180 mil acidentes não fatais.

O grupo mais vulnerável nas estatísticas de óbitos foram os motociclistas, com 2 mil mortes no ano passado. Na outra ponta da estatística estão os passageiros de ônibus, com o registro de 41 óbitos.

Já no caso dos acidentes não fatais foram os passageiros de automóveis os mais atingidos, com 78 mil vítimas no ano passado. Seguidos pelos passageiros de ônibus, com 4 mil ocorrências.

alesp