Deputado propõe criação da "Semana Antonieta de Barros"

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
29/04/2024 16:07 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Guto Zacarias

Compartilhar:

Deputado Guto Zacarias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg323210.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Vice-Líder na Assembleia Legislativa repete confronto já realizado inicialmente pelo Governador Tarcísio de Freitas

Na última terça-feira (02), o Deputado Estadual Guto Zacarias, também vice-líder do Governo Tarcísio, causou alvoroço ao protocolar o projeto de lei Projeto de lei 189/2024, visando instituir a Semana Antonieta de Barros. Esta proposta, contudo, levanta controvérsias ao prever a revogação da lei 10.098/98, que estabelece a celebração da Semana Paulo Freire durante o mesmo período, em homenagem ao renomado educador e filósofo brasileiro, considerado patrono da educação no país.

Esta não é a primeira vez que o Governo Tarcísio e seus aliados se envolvem em polêmicas relacionadas a Paulo Freire. No início de seu mandato, Tarcísio, após uma consulta popular aos moradores da região, renomeou a Estação Paulo Freire em homenagem ao bandeirante Fernão Dias, gerando protestos da oposição que acusou o governo de perseguição política em relação ao legado do educador.

"Paulo Freire possui um legado controverso em relação à sua contribuição para a qualidade educacional, em uma perspectiva ideológica e metodológica. A mudança no nome da estação foi uma medida acertada, respaldada pela própria população. Por que optar por homenagear um nome político-partidário quando podemos ter um exemplo como a educadora Antonieta mais vivo na mente dos jovens?", argumentou Zacarias.

Antonieta de Barros foi a primeira mulher negra a ser eleita para um cargo legislativo no Brasil e uma defensora incansável da educação pública e da igualdade de oportunidades para todos.

Se o projeto for aprovado, a Semana Antonieta de Barros acontecerá nos primeiros sete dias do mês de maio e contará com uma série de atividades que visam suscitar o debate sobre a importância da educação como instrumento de transformação social.


alesp