Cordeirópolis: Recursos para Santa Casa e fórum municipal pautam 2ª audiência do Orçamento
15/03/2024 13:26 | Participação popular | Matheus Batista - Foto: Rodrigo Romeo
Durante a segunda audiência pública do Orçamento para 2025, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na manhã desta sexta-feira (15), na Câmara Municipal de Cordeirópolis, a população local ocupou a tribuna para pedir recursos para a Santa Casa responsável pelo atendimento regional e para a construção de uma nova sede para o fórum da cidade.
Os dois equipamentos, que estão localizados na Região Metropolitana de Piracicaba, foram contemplados com a destinação de R$ 2 milhões feita pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp. O anúncio foi feito pelo presidente do colegiado, deputado Gilmaci Santos (Republicanos).
"É uma conquista do Parlamento Estadual em relação ao respeito às audiências do Orçamento", disse Gilmaci Santos. "Todas as demais reivindicações serão aproveitadas. Algumas de forma imediata e algumas a médio prazo e no Orçamento do ano que vem", complementou o vice-presidente da CFOP, deputado Luiz Claudio Marcolino (PT).
Durante a audiência, o público presente pôde apresentar as principais demandas locais aos parlamentares presentes - que são os responsáveis por analisar e aprimorar a peça orçamentária estadual para 2025.
Santa Casa de Limeira
Referência no atendimento de especialidades médicas, a Santa Casa de Limeira atende pacientes de todos os municípios da região. Durante a audiência desta sexta, autoridades e munícipes subiram à tribuna para pedir recursos para o hospital.
Prefeito de Cordeirópolis, José Adinan Ortolan celebrou os recursos anunciados e destacou o atendimento da Unidade de Tratamento de Queimaduras (UTQ) da Santa Casa. "A Santa Casa de Limeira tem uma unidade de queimados que atende praticamente metade do Estado de São Paulo. A destinação de recursos vem para enaltecer o trabalho", disse.
Vereador da cidade, Anderson Hespanhol solicitou aos parlamentares mais recursos para a realização de exames de diagnóstico, como ressonâncias e tomografias, e de cirurgias eletivas, em especial ortopédicas e cardíacas. "Muitos municípios têm comprado serviços, mas ainda está insuficiente", afirmou.
Por sua vez, a também vereadora de Cordeirópolis, Neusa Aparecida, chamou a atenção para a saúde mental da população e pediu o investimento nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da região. "Estamos com deficiência no número de leitos e a demanda pela saúde mental aumentou muito, não só no município, mas em toda a região".
Fórum municipal
Outro destaque da reunião foi a destinação de recursos da Comissão de Finanças para a construção de uma nova sede para o Fórum da Comarca de Cordeirópolis, uma antiga reivindicação do município.
De acordo com a prefeitura, a cidade já conta com o projeto executivo e a desapropriação de um terreno para a construção da nova sede. "Com a construção do prédio nós reduziríamos as despesas da prefeitura com os alugueis e também melhoraríamos as condições de trabalho dos servidores do Ministério Púbico, do Juizado Especial, do Fórum e Cartório Eleitoral", afirmou a vice-prefeita de Cordeirópolis, Fátima Celin.
A deputada Márcia Lia (PT), que também participou da audiência, cobrou celeridade na inauguração do Fórum. "É uma região pungente, mas que precisa de um olhar mais regionalizado. É inadmissível que para um fórum funcionar a gente tenha que pagar por aquilo que é atribuição do Estado", disse.
Representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da subseção de Limeira, Pablo Biazotto enalteceu o trabalho da Comissão da Alesp. "Justiça não se faz somente dentro desses prédios e ambientes jurídicos. Estamos fazendo justiça discutindo a melhor aplicação dos recursos do nosso estado".
As audiências
Assim como na primeira reunião, realizada em Divinolândia, esta foi a primeira vez que a cidade de Cordeirópolis recebeu uma audiência pública da Alesp. No encontro desta sexta, estiveram presentes, também, a deputada Ana Perugini (PT) e o deputado Enio Tatto (PT).
Além dos temas citados, a população local também manifestou solicitações para as áreas da Segurança Pública, do Esporte e do terceiro setor de Cordeirópolis.
O Orçamento
Entre os meses de março e maio, os integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp viajarão 25 cidades de diferentes regiões do Estado para consultar, direto com os cidadãos, quais são as principais demandas dos municípios paulistas.
Todo o trabalho produzido durante esses encontros será incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação e Segurança Pública.
Confira o calendário completo
Notícias relacionadas
- Melhorias em hospitais e obras na via Dutra pautam audiência pública realizada em Guaratinguetá
- 20ª audiência do Orçamento, em Embu-Guaçu, tem destaque para Meio Ambiente e Agricultura
- População de Cosmorama pede nova escola municipal durante Audiências do Orçamento 2025
- Presidente Epitácio: população pede melhorias para Saúde e Agricultura na 3ª Audiência do Orçamento
- Piracicaba é a 17ª cidade a receber Audiência Pública do Orçamento 2020
- Casa para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica é uma das reivindicações em audiência do orçamento
- Vale do Ribeira recebe Audiência Pública do Orçamento 2020
Notícias mais lidas
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
- Na Alesp, policiais penais cobram melhorias e recomposição salarial para a categoria
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Dia do Trabalhador: um século de conquistas garantidas e liberdade para a busca por novas demandas
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações