Orçamento 2024: Alesp chega à última semana de audiências públicas

Nesta quinta, 28, a Comissão de Finanças ouve a população dos municípios de Jacareí e Taboão da Serra; Sexta, 29, é a vez de São Paulo
27/09/2023 16:34 | Orçamento 2024 | da Redação

Compartilhar:

Fachada da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg310105.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As audiências públicas do Orçamento de 2024 chegaram à reta final. Nesta última semana de encontros, a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa ouvirá a população dos municípios de Jacareí, Taboão da Serra e São Paulo.

A agenda da semana é a seguinte: nesta quinta (28), às 10h, a audiência será na Câmara de Jacareí, e às 18h, em Taboão da Serra; na sexta (29), às 14h, o encontro é na cidade de São Paulo, na Alesp.

Como participar?

As audiências são abertas à população e as sugestões poderão se tornar emendas parlamentares. As emendas são votadas em Plenário e, se aprovadas, poderão melhorar os recursos das regiões e a qualidade de vida da população local.

Os interessados podem participar presencialmente ou, ainda, acompanhando a transmissão em tempo real no canal da Alesp no YouTube.

O orçamento

Todo esse trabalho irá resultar na proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação e Segurança Pública.

De acordo com a previsão inicial apresentada na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada pelos deputados e deputadas no primeiro semestre, 2024 deve contar com uma arrecadação de aproximadamente R$ 307 bilhões.

Atuação da Alesp

A Assembleia vem realizando diversas ações de forma a intensificar a transparência e o envolvimento dos cidadãos em todo o processo. Além de contemplar lugares diferentes e ampliar as formas de participação popular, o Parlamento Paulista tem buscado conhecer a fundo as realidades das diferentes regiões e cidades de São Paulo.


alesp