Orçamento 2024: população pede ação estadual em ações sociais e de Saúde no município de Catanduva

Equipe de Jornalismo da Alesp percorre, durante este mês de julho, algumas das cidades do Interior paulista que receberão as audiências públicas do Orçamento Estadual
25/07/2023 14:52 | Orçamento 2024 | Matheus Batista - Fotos: Matheus Batista

Compartilhar:

Bandeira de Catanduva <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2023/fg305720.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Prefeitura de Catanduva <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2023/fg305721.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Câmara Municipal de Catanduva <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2023/fg305722.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nilton Vieira da Cruz <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2023/fg305723.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antônio Bento da Cunha <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2023/fg305724.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ambulatório Médico de Especialidades de Catanduva <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2023/fg305725.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Catanduva é a terceira cidade visitada pela equipe de Jornalismo da Rede Alesp para a série especial de reportagens sobre as audiências públicas do Orçamento estadual para 2024. Entre as principais pautas que devem ser levantadas durante o encontro promovido pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp, está a atuação do Estado nas áreas da Saúde e da Assistência Social do município.

A cidade, que também dá nome à Microrregião de Catanduva, à qual faz parte, está localizada a 392 quilômetros de distância da Capital Paulista e receberá os parlamentares da Alesp para debater o Orçamento estadual do próximo ano no dia 12 de agosto, às 10h.

Durante os dias que antecedem a realização das audiências, nossa equipe percorre algumas das cidades do Interior paulista que receberão as audiências para ouvir antes as principais histórias e demandas da população local.



Assistência Social

Catanduva possui uma população de 122 mil habitantes e é a cidade central da microrregião da qual faz parte, junto com outros 18 municípios. Ao todo, a região conta com 221.465 habitantes, de acordo com o último Censo do IBGE. Durante a audiência que a Alesp irá promover na cidade no mês de agosto, os pedidos para a atuação dos Poderes estaduais na área social da região se farão presentes.

Vice-presidente da Associação e Rede de Cooperação Social de Catanduva (Arcos), Nilton Vieira coordena o grupo responsável por captar recursos e dar apoio administrativo para 43 entidades do terceiro setor da região de Catanduva. "Trabalhamos identificando as principais dificuldades e desafios e buscamos parcerias voluntárias para solucionar esses problemas", conta.

Vieira afirma que o trabalho da Arcos é positivo e tem dado resultado, mas destaca que ainda é necessário apoio estadual, como a destinação de recursos para a Assistência Social dos municípios paulistas. "Queremos fortalecer esse trabalho de cooperação. Temos dificuldades no custeio de obras e operações, é preciso ter um olhar para a alocação de recursos para essas entidades", completa.

O vice-presidente da associação conta que deve participar do encontro que acontecerá na Câmara Municipal de Catanduva e reforça a importância da participação popular. "É uma iniciativa que eu acredito que precisa crescer ainda mais a cada ano. Os parlamentares precisam vir ao encontro da população e das entidades organizadas e ouvir quais são as demandas locais".



Saúde

Tema recorrente nas audiências públicas do Orçamento realizadas pela Alesp ao redor do Estado, a destinação de recursos para a área da Saúde também é assunto central em Catanduva.

O município abriga o Hospital Padre Albino e o Hospital Emílio Carlos, ambos hospitais-escola geridos pela Fundação Padre Albino, que também administra o Hospital de Câncer de Catanduva. Por se tratar de um município de centro de região, Catanduva recebe pacientes de todas as cidades vizinhas.

Para o conselheiro de Saúde de Catanduva, Antônio Bento da Cunha, a região precisa de apoio do Estado para dar celeridade às filas por cirurgias eletivas e exames de alta e média complexidade. "A cidade está fazendo o que pode com a verba que possui, mas precisamos de mais apoio estadual para que os hospitais consigam atender a nossa população", afirma.

O conselheiro destaca as demandas reprimidas por conta da pandemia e faz o chamado para que a população participe das audiências. "As filas que já eram enormes e estão aumentando. Temos 19 cidades que dependem dos hospitais de Catanduva. Peço para todos que possam comparecer que estejam lá na Câmara para fazer suas reivindicações", completa.

Calendário de audiências





alesp