Alesp aprova Piracicaba como Município de Interesse Turístico e criação de novas capitais simbólicas
28/08/2023 18:59 | Projetos de Lei | Jaqueline Fervolli

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, neste mês agosto, cinco projetos de lei que tratam de títulos a municípios do Estado. As propostas agora aguardam a sanção do governador Tarcísio de Freitas. São quatro projetos que denominam cidades novas capitais simbólicas de uma causa ou atividade e um de classificação de Município de Interesse Turístico (MIT).
Piracicaba - Município de Interesse Turístico
Piracicaba, do tupi-guarany: "Lugar Onde o Peixe Para". De autoria dos deputados Professora Bebel (PT) e Alex Madureira (PL), foi aprovado na Casa o Projeto de Lei 39/21, que transforma Piracicaba em Município de Interesse Turístico (MIT) do Estado.
"O Rio de Piracicaba vai jogar água pra fora, quando chegar a água nos olhos de alguém quem chora". Uma das músicas raiz mais conhecidas de São Paulo e do país, "Rio de Lágrimas", fala do famoso Rio, que embeleza, gera turismo e movimenta a economia do município, através da famosa "Rua do Porto".
Os autores citam que a iniciativa se justifica por diversas razões, entre elas o fato de que o local ter "frequente contato com o trade para o desenvolvimento turístico da cidade, uma hotelaria diversificada com mais de 3.500 leitos e mais de 250 estabelecimentos voltados à gastronomia local, regional e até internacional".
Capital Estadual do Cooperativismo
Também foi aprovado o Projeto de Lei 516/2023, de autoria do deputado Itamar Borges (MDB), que declara o Município de Bebedouro a "Capital Estadual do Cooperativismo". Com vocação para o cooperativismo, Bebedouro é sede da Sicoob Coopercitrus (Cooperativa de Produtores Rurais), a maior cooperativa agrícola do Estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil, com mais de 39 mil produtores rurais cooperados.
"Diante da nítida vocação para essa atividade que valoriza a cultura e a economia, a outorga do título de Capital Estadual do Cooperativismo se faz justa, pois trará ainda mais visibilidade para que essa vocação seja cada vez mais próspera ao município", destacou o parlamentar.
Capital das Plantas Ornamentais
De autoria do deputado e presidente da Alesp, André do Prado, também recebeu aprovação o Projeto de Lei 66/2022, que declara o Município de Pariquera-Açu, localizado no Vale do Ribeira, Região Sul do Estado de São Paulo, a Capital Estadual das Plantas Ornamentais.
"Pariquera-Açu destaca-se na produção de plantas ornamentais, que é uma de suas principais atividades econômicas, estando em primeiro lugar na classificação do segmento de floricultura de vaso, conforme dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo", ressaltou o autor do projeto.
O parlamentar destaca ainda que, com o apoio do Sebrae, foi elaborado o catálogo Plantas Ornamentais no Vale do Ribeira, no qual figuram 45 espécies produzidas na região desde o ano de 2004, "demostrando o desenvolvimento do trabalho e ajudando a municipalidade a fundamentar a reivindicação do título proposto".
Capital do Crochê de Barbante
Também aprovado, o Projeto de Lei 451/2022, de autoria dos deputados Emídio de Souza (PT) e Márcio Nakashima (PDT), declara o Município de Bananal Capital do Crochê de Barbante.
O texto da proposta frisa a relação histórica do município com a peça artesanal. "A técnica foi implantada por Dona Laurinha (Laura Ramos Sciotta) e ganhou o coração e as ruas da cidade nos anos 70, quando era comum ver as artesãs e artesãos fazendo crochê em frente às suas residências, bancos de praças, calçadas etc. Os trabalhos atraíram turistas e chegaram a ser exportados para vários países".
Atualmente, cerca de 400 famílias do município encontram sustento no crochê de barbante.
Capital da Palha
Também aprovado, o Projeto de Lei 197/17, do deputado Léo Oliveira (MDB), declara o Município de Sales Oliveira como "Capital da Palha" do Estado. "A palha produzida em Sales Oliveira é considerada uma das melhores do país para a confecção de cigarros artesanais. O produto, inclusive, já foi encontrado em tabacarias de Paris e Roma, por exemplo. Hoje, pelo menos 100 empresas (microempresas e microempreendedores individuais) têm na palha seu principal produto", cita a justificativa do projeto.
Notícias relacionadas
- Gratuidade para autistas no transporte rodoviário aguarda sanção do governador
- Projeto aprovado pela Alesp prevê isenção de IPVA para carros elétricos ou movidos a hidrogênio
- Proposições na Alesp têm como foco a segurança nas escolas de São Paulo
- Saúde pública é pauta de 50 projetos no primeiro semestre
- Alesp debate propostas sobre inclusão de deficientes no transporte público
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações