Conferência reúne especialistas e pacientes para dialogar sobre direitos das pessoas ostomizadas

Encontro debateu a realidade de mais de 20 mil pessoas em SP; deputado buscará criação de frente parlamentar sobre o tema
14/08/2023 17:13 | Saúde | Tom Oliveira - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Conferência foi realizada na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306812.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Conferência foi realizada na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306811.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Conferência foi realizada na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306810.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Conferência foi realizada na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306813.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na última quinta-feira (10), pacientes, familiares, profissionais especialistas, estudiosos e membros de associações para dialogar sobre os direitos das pessoas ostomizadas e se capacitar sobre o tema.

Essa condição de saúde abrange 400 mil brasileiros e mais de 20 mil paulistas e consiste, após procedimento cirúrgico, na colocação de orifício na parede abdominal ou na traqueia para realizar a alimentação ou o descarte de urina e fezes de pacientes. O procedimento aumenta a expectativa de vida.

A Conferência Estadual em Atenção às Pessoas com Ostomia e Incontinência (Coesapoi 2023) foi realizada pela Associação Nacional Movimento Ostomizados do Brasil (MOBR). "Esse encontro vem para fortalecer essa pauta e avançar na responsabilidade com as pessoas", comentou a presidente da entidade, Ana Paula Batista.

Além de outras associações, a Coesapoi também teve a parceria do Instituto Brasileiro de Apoio e Pesquisas a Pacientes Oncológicos em Reflexologias (Ibrapper). A presidente Cleide Machado destacou o amor dos voluntários no apoio aos pacientes e a necessidade de mais capacitação para os profissionais que atuam na área da Saúde. "Não é só o público geral que desconhece a realidade do ostomizado", destacou.

Frente parlamentar

O evento contou com solicitação e apoio do deputado Vitão do Cachorrão (Republicanos), na Alesp. Em sua fala de abertura, ele ainda citou que já protocolou uma frente parlamentar para dar mais e visibilidade ao tema e que apresentou o projeto de lei 1153/2023, que institui a campanha "Novembro Verde", de conscientização e sensibilização sobre a ostomia. "Vamos trazer essa realidade para a nossa atuação dentro do Parlamento Paulista e criar maneiras de dar mais visibilidade", citou.

Abertura

Na mesa de abertura do evento, estiveram presentes, também, a presidente da Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest), Sônia Regina Perez Evangelista Dantas; o secretário de Saúde de Sorocaba, Cláudio Pompeo Chagas Dias; a representante da Associação dos Ostomizados de Osasco e Região, Edilaine de Cássia Nunes; e o presidente da Associação dos Ostomizados de Pernambuco, José Roberto Araújo.

alesp