Orçamento 2024: desenvolvimento planejado da cidade de Marília é uma das principais demandas locais
01/08/2023 14:48 | Orçamento 2024 | Matheus Batista | Fotos: Matheus Batista









Localizado na região Centro-Oeste do Estado, Marília é um dos municípios paulistas que vivenciam, há décadas, o crescimento exponencial das áreas urbanas da cidade e a redução de sua zona rural. Com mais moradores, a necessidade de mais equipamentos públicos para a população mariliense éatualmente uma das principais demandas locais.
Marília chegou a 237.629 habitantes em 2022, de acordo com o último Censo do IBGE. O número representa um aumento de 9,64% em relação ao último levantamento, feito em 2010 - um crescimento maior que o observado no país e no Estado de São Paulo, onde as taxas ficaram em 6,45% e 7,45%.
Nesta reportagem da série especial sobre as audiências públicas do Orçamento estadual para 2024, a equipe de Jornalismo da Alesp viajou até a cidade de Marília para saber quais demandas a população local deve apresentar aos parlamentares da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento.
Crescimento
Assim como diversas cidades do Interior paulista, a história de Marília está diretamente ligada às linhas férreas do Estado de São Paulo. Grande produtor de algodão e café no início do século XX, Marília se desenvolveu a partir das estações de trem que cortavam a região. As ferrovias, que antes carregavam cargas e passageiros, agora se misturam com a paisagem do município.
Apesar da importância da ferrovia para a cidade, outro modal tomou o destaque na região Oeste do Estado - o rodoviário. A Estação Rodoviária de Marília, inaugurada em 1938, foi a primeira do Brasil e puxou o desenvolvimento da malha viária da região.
"No passado, o distrito de Nóbrega era uma das estações do trem que passavam por Marília. Hoje é tudo uma coisa só, os distritos se uniram. Por isso, precisamos cortar essas distâncias e urbanizar as diferentes regiões", explica o jornalista e escritor marilisense Ramon Barbosa.
Barbosa conta que, apesar do crescimento não planejado, Marília possui boa estrutura, mas ainda necessita de equipamentos para a urbanização completa da cidade. "Toda cidade que apresenta um crescimento como o visto em Marília necessita de recursos para encurtar as distâncias causadas pela expansão territorial", afirma.
Mobilidade urbana
As vias e avenidas, assim como as linhas férreas desativadas presentes na cidade, são tema de recorrentes reclamações dos habitantes de Marília. Para o economista José Carlos Bastos, de 80 anos, nascido em Marília, o desenvolvimento não planejado do município reflete nos problemas da atualidade. "A cidade foi crescendo e hoje tem muitos problemas com a mobilidade urbana. As avenidas são estreitas e as linhas férreas que cortam de Norte a Sul prejudicam a transposição de veículos", afirma.
Para o jornalista Ramon Barbosa, o município necessita de recursos estaduais para a regionalização da administração da cidade. "Podemos urbanizar a cidade em vários aspectos, como, por exemplo, colocando equipamentos públicos em diferentes regiões da cidade. Assim, atendemos a população sem que ela precise se deslocar grandes distâncias".
Fiscalização
Para que os projetos desempenhados pela Prefeitura de Marília sejam colocados em prática efetivamente, alguns moradores do município criaram a Matra (Marília Transparente). A organização não governamental fiscaliza as ações da prefeitura e todas suas autarquias e entidades.
"Fiscalizamos de maneira voluntária tudo aquilo que é feito com o dinheiro público", explica o vice-presidente da Matra, Edgar Cândido Ferreira. Além disso, a organização também elabora e discute projetos para a cidade. "Temos planos de desenvolvimento para a cidade, nas áreas da educação, da saúde e do trânsito. Hoje, o necessário seria a abertura de recursos para que a prefeitura coloque em prática esses projetos", completa o vice-presidente.
No próximo dia 3 de agosto, a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento dá início às audiências públicas que discutirão a peça orçamentária estadual para 2024. A cidade de Marília recebe os parlamentares no dia 19 de agosto, às 10h, na Câmara Municipal. O evento é aberto ao público. Participe!
Calendário de audiências
Notícias relacionadas
- Alex Madureira é escolhido relator do projeto de lei do Orçamento paulista para 2024
- Com 3,6 mil à espera de cirurgia, Jacareí prioriza Saúde em audiência da Alesp
- Infraestrutura pública e regularização fundiária estão entre as demandas de Itaquaquecetuba e região
- Investimentos em segurança e qualidade da água são destaques de audiência pública em Piracicaba
- Orçamento 2024: entidades de Jales promovem ações para o envelhecimento ativo da população
- Orçamento 2024: população pede ação estadual em ações sociais e de Saúde no município de Catanduva
- Orçamento 2024: juventude do município de Matão busca representatividade no debate público
- Orçamento 2024: Valinhos é a representante da Grande Campinas nas audiências públicas da Alesp
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações