Audiência Pública na Alesp discute a reforma do Ensino Médio
26/05/2023 18:50 | Educação | Fábio Gallacci - Fotos: Rodrigo Romeo




Alunos, professores, profissionais do setor e parlamentares se reuniram em uma audiência pública, realizada nesta quinta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para debater o chamado Novo Ensino Médio. O evento foi organizado pela deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL) e teve o seu colega de legenda na Alesp, Carlos Giannazi, como anfitrião e parceiro da realização.
"A competência da implementação constitucional do Ensino Médio é, preferencialmente, dos governos estaduais. Por isso, trouxemos para a Alesp esse debate. É papel dos deputados estudais acompanhar a implementação dessa proposta na rede pública", afirmou a deputada Luciene. "Estamos falando, aqui em São Paulo, de uma das maiores redes do mundo, com mais de 5 mil escolas, 200 mil profissionais e 5 milhões de alunos. É muito importante trazermos esse debate para cá, para que os estudantes, as famílias e os profissionais da área tenham voz e possam ser ouvidos", acrescentou ela.
Brigadeiro caseiro
O tom crítico às mudanças propostas no sistema de ensino foi adotado por todos os ocupantes da mesa e plateia presente. Faixas e cartazes deixavam claro que uma parcela da população deseja uma maior discussão sobre o assunto antes de qualquer aplicação prática. Entre outros pontos, o programa praticamente exclui do contato direto dos alunos disciplinas como Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Química e Física. Por outro lado, oferece aulas de RPG, Mundo Pet, Arte de Morar e Brigadeiro Caseiro, por exemplo.
"O processo de implementação dessa reforma no Ensino Médio se deu através de uma Medida Provisória, sem oferecer a oportunidade da participação direta da população. A proposta não foi concebida com base na realidade brasileira, mas na realidade de uma elite que quer manter a escola como espaço de aprofundamento das desigualdades e não de superação e transformação", afirmou a deputada Luciene. "As escolas dos ricos continuarão tendo uma base forte e com o objetivo de preparar os alunos para as universidades. Já na escola pública, nós teremos a precarização. Esse modelo de sociedade é excludente", reforçou ela.
Papel do Legislativo
De acordo com o deputado estadual Giannazi, o caminho seria a revogação por completo do projeto do Novo Ensino Médio. "Esse projeto é um atentado contra os 5 milhões de alunos matriculados em escolas públicas. Ele rebaixa o nível de aprendizagem e atende os interesses de fundações empresariais que não têm nenhum compromisso com o povo brasileiro. Nada se aproveita desse projeto", apontou o parlamentar, ressaltando o papel do Legislativo Paulista no fortalecimento de uma maior discussão sobre o tema. "A Alesp tem um papel importante nessa discussão, já que é o Estado que oferece o Ensino Médio. Sendo assim, a Assembleia tem que promover o debate e pressionar o Governo Federal a fazer a revogação. O Legislativo tem que sair em defesa dos nossos alunos, que precisam ter formação crítica e ser preparados para o mundo do trabalho e do exercício da cidadania", completou Giannazi.
Sonho
Um exemplo é o estudante Gustavo Antunes, que frequenta o Instituto Federal de Pirituba, no distrito da Capital, e participou da Assembleia. Ele sonha ser advogado e se sente prejudicado pelas mudanças no Ensino Médio, já que pode sair atrás na corrida do vestibular. "Estão tirando muitas matérias que são importantes para o meu vestibular. Vem um sentimento de tristeza, mas também de querer mudar. Por isso, estou aqui hoje", comentou o estudante. "Se fala muito sobre projeto de vida, mas que projeto é esse que dificulta a sua entrada em uma universidade?", questionou Antunes.
Flexibilização e suspensão
O Novo Ensino Médio é uma política educacional instituída pela Lei Federal 13.415/2017, durante o governo do presidente da República Michel Temer. A ideia básica é flexibilizar as disciplinas dadas em sala de aula entre obrigatórias e opcionais. No último dia 5 de abril, o atual ministro da Educação, Camilo Santana, determinou a suspensão da implantação do Novo Ensino Médio, que deve ser reestruturado a partir de agora.
Notícias relacionadas
- ILP leva experiência paulista em educação cidadã a fórum no Uruguai
- Frente Parlamentar defende educação tecnológica de ponta a ponta na rede pública
- Alesp aprova destinação de mais recursos a municípios com melhor desempenho na educação
- AO VIVO: Comissão de Educação e Cultura realiza encontro para votar proposituras
- Comissão de Educação e Cultura dá aval a projeto de lei que altera composição de conselho estadual
- AO VIVO: Comissão de Educação e Cultura realiza encontro para debater e votar proposituras
- Comissão aprova projeto que institui aulas de defesa pessoal para alunas
- Defensora pública fala à CPI da Violência Sexual Contra Estudantes de Ensino Superior
- Medida aprovada em comissão propõe nova disciplina na rede pública de ensino
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações