Barros Munhoz é eleito presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

Colegiado é responsável por garantir condutas éticas por parte dos parlamentares; Carlos Cezar foi eleito vice-presidente
25/04/2023 14:39 | Conselho de Ética | Daiana Rodrigues - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Barros Munhoz é o novo Presidente do colegiado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg299271.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Cezar foi eleito o Vice-presidente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg299272.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Conselho de Ética reunido para votação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg299273.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Membros efetivos do Conselho de Ética<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg299274.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Barros Munhoz (PSDB) foi eleito, na manhã desta terça-feira (25), presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, para os trabalhos do primeiro biênio (2023-2025) da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Na mesma reunião, o deputado Carlos Cezar (PL) foi escolhido como vice-presidente da comissão. Não houve indicação de outros parlamentares.

"Aceito com muita tranquilidade, com muita responsabilidade, o cargo de presidente, por ter o deputado Carlos Cezar como vice-presidente e por ter todos vocês como companheiros, aqui nesta jornada", disse Munhoz, que está no sétimo mandato na Alesp, sendo os últimos cinco consecutivos.

Ele, que, além de parlamentar, já atuou como prefeito, ressaltou que sua experiência ao lidar com situações difíceis irá ajudar. Garantiu, também, que agirá com muita humildade: "Não sou eu que vou comandar a comissão. Na verdade, todos os nove membros são comandantes", argumentou Barros Munhoz.

O dirigente do colegiado ressaltou, na ocasião, a importância do grupo para o andamento dos trabalhos da Casa. "É uma comissão importantíssima. Na legislatura passada, tivemos muitos desencontros, muitas discussões acirradas, e vencemos. Eu acho que ela [o Conselho] fez o seu papel. E, agora, nós precisamos exacerbar menos os ânimos. Nós podemos e devemos fazer um bom trabalho", destacou.

O parlamentar prosseguiu sua fala dizendo que está muito entusiasmado com a missão. "Quero transmitir o meu entusiasmo, porque, apesar da idade, a gente tem dentro do nosso organismo uma chama que é motivada, e sempre permanece acesa, que é a chama do ideal de servir. Acima de tudo, é este o ideal que deve nos guiar".

Vice-presidente do grupo, Carlos Cezar aproveitou o momento para agradecer pela votação recebida e enaltecer a experiência do presidente Munhoz. "Quero agradecer ao membros [do Conselho]. Me sinto muito honrado em poder servir aqui, também, ao lado de Vossa Excelência [presidente eleito]", discursou.

O Conselho

O colegiado é responsável por zelar pela observância dos preceitos do Código de Ética e Decoro Parlamentar e do Regimento Interno do Parlamento Paulista, buscando preservar a dignidade do Legislativo. O órgão também pode instaurar sindicância e, nos casos de infrações, solicitar a perda de mandato do deputado ou deputada ou outra penalidade.

Reuniões

A partir de sugestão feita pelo novo presidente, os membros do colegiado definiram que as reuniões serão quinzenais, às terças-feiras, às 10h. Os dois primeiros encontros ocorrerão dias 9 e 23 de maio.

Conheça os membros efetivos da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar:

Barros Munhoz (PSDB/Cidadania) - Presidente

Carlos Cezar (PL) - Vice-presidente;

Emídio de Souza (PT/PC do B/PV);

Altair Moraes (Republicanos);

Edmir Chedid (União);

Ediane Maria (PSol/Rede);

Dr. Eduardo Nóbrega (Podemos);

Marta Costa (PSD);

Delegado Olim (PP)

alesp