Lei que dá prazo indeterminado a atestados médicos para autistas passa a valer em todo Estado
10/04/2023 19:14 | Promulgada | Fábio Gallacci



O governador Tarcísio de Freitas promulgou a Lei 17.669/2023, que determina prazo de validade indeterminado para laudos e atestados médicos a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A nova legislação, publicada no Diário Oficial na sexta-feira (7), é de autoria do deputado Paulo Corrêa Jr. (PSD) e aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
A promulgação da lei ocorreu após o Plenário da Alesp derrubar, de forma unânime, um veto do próprio Executivo sobre a questão. A decisão foi resultado de um consenso entre a base do governo na Assembleia e os demais parlamentares, todos entendendo que a decisão priorizaria o bem-estar das pessoas diretamente ligadas ao assunto e seus familiares.
"É algo de extrema importância para os autistas e seus familiares que, até então, precisavam renovar esses laudos a cada seis meses. O espectro acompanha a pessoa pela vida toda, então, a lei leva maior conforto e facilidade à comunidade autista", apontou o deputado Paulo Corrêa Jr.
Impacto
Famílias e profissionais próximos de pessoas com autismo também celebraram a entrada em vigor da lei. "O impacto [desta decisão] é imensurável. Precisamos lembrar que o laudo garante acesso a direitos primordiais no tocante à Educação, Saúde e outras necessidades que contribuem para a qualidade de vida de todo o ser humano", afirmou Adriana Barros, mãe de Arthur, jovem autista.
O psicólogo clínico e mestre em Ciência Médicas pela Unicamp, Iuri Capelatto, reforçou o sentimento de vitória após a lei ser promulgada. "Manter um atestado com prazo indeterminado é essencial para o desenvolvimento dos autistas, uma vez que as famílias já são sobrecarregadas para conseguir levar seus filhos em todas as terapias e intervenções, além das dificuldades em conseguir consultas com os profissionais médicos especialistas", comentou. "Permitir um laudo e atestado médico com validade indeterminada é questão de respeito e humanidade", acrescentou.
Carteirinha
São Paulo ganhou também a Lei 17.651/2023, que garante a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) em todo o Estado. A medida teve origem no Projeto de Lei 702/2021, de autoria do deputado Altair Moraes (Republicanos) e do ex-parlamentar Murilo Félix.
"Ainda temos muito a fazer no que se refere à inclusão social. Esse é um tema importantíssimo. Fico muito feliz que o governador Tarcísio de Freitas tenha tido a sensibilidade de sancionar a nossa proposta. A partir de agora, sabemos que as famílias poderão contar com mais esse benefício", comentou Moraes.
Portal
Para obter a identificação especial, os interessados devem acessar o portal Ciptea - https://ciptea.sp.gov.br. O Poupatempo do Canindé, na Zona Norte da Capital, é o primeiro a oferecer o serviço, que será ampliado para as outras unidades paulistas de maneira gradativa.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Velório de Ruy Ferraz Fontes, ex-delegado-geral da Polícia Civil, será realizado na Alesp
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Alesp sedia abertura da Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo
- Na Alesp, professores da rede pública de São Vicente reivindicam direitos trabalhistas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações