Alesp recebe exposição de esculturas de personagens históricos feitas em papelão

A mostra ocorre até 10 de março, das 8h às 20h, no Espaço V Centenário
02/03/2023 16:15 | Exposição | Daiana Rodrigues - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Exposição com esculturas de Maurici Caruso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg295944.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição com esculturas de Maurici Caruso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg295945.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição com esculturas de Maurici Caruso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg295946.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição com esculturas de Maurici Caruso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg295947.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição com esculturas de Maurici Caruso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg295948.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição com esculturas de Maurici Caruso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg295949.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe, até 10 de março, a exposição de esculturas de papel e papelão do artista Maurici Caruso. A mostra fica aberta a visitação das 8h às 20h, no Espaço V Centenário, localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 (sede do Poder Legislativo Paulista). O acesso é gratuito e aberto ao público.

A mostra reúne obras que fazem menção a ícones importantes e renomados da história do país e do mundo. Dentre eles, destacam-se Jesus; Dom Pedro I, o imperador do Brasil; Robin Hood, um herói "fora-da-lei"; o Faraó, um dos reis do Egito; Dom Quixote, personagem de um livro; além de São José, Maria Bonita e Lampião, cangaceiros nordestinos.

Além disso, os visitantes também encontram esculturas de nomes marcantes do passado de São Paulo, padre José de Anchieta, um dos fundadores da capital paulista, e os bandeirantes Antônio Raposo Tavares, Fernão Dias e Borba Gato.

Perfil do Artista

Maurici Caruso é natural de Santo André, em São Paulo. O artista desenvolve esculturas de personagens históricos marcantes, em papel e papelão, que possuem uma expressão humana. Sua proposta é fazer algo diferente, prático, rápido e com custo baixo.

"Nesta mostra, uso técnica em modelar, na qual eu amasso e rasgo o papel para dar uma expressão humana, buscando o semblante de personagens que marcaram história", declara.

Caruso diz que leva cerca de três horas para desenvolver uma escultura, mas quando é uma obra mais elaborada, ele gasta de cinco a oito horas. "Um exemplo foi o cavalo de Dom Pedro, que está exposto na Alesp. Ele levou oito horas", complementa.

Maurici ainda conta que é muito gratificante expor seu trabalho na Alesp. "Estou orgulhoso. Pelo fluxo de pessoas que vi no dia da montagem das esculturas, percebi o olhar e o interesse [do público] pela minha arte. O Parlamento Paulista é uma grande vitrine para o nosso Estado e o resto do país, por estou muito grato", finaliza.


alesp