Novembro Azul: leis aprovadas pela Alesp buscam garantir qualidade da saúde do homem

Parlamentares defendem realização de exames preventivos e campanhas de conscientização sobre câncer de próstata e outras doenças masculinas
04/11/2022 15:14 | Saúde | Tom Oliveira - Foto Freepik

Compartilhar:

Novembro Azul visa conscientizar sobre saúde do homem (Imagem de wayhomestudio no Freepik)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2022/fg291379.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Infográfico Novembro Azul (Alesp)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2022/fg291380.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A cada ano cresce mais o olhar da sociedade e do poder público em relação à qualidade da saúde do homem. E o mês de novembro tem sido fundamental para chamar a atenção para a importância da prevenção a uma das principais doenças que reduzem a estimativa de vida masculina: o câncer de próstata.

Entre todos os tipos da doença, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens, chegando a quase 30% dos diagnósticos, de acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer). Também é o segundo que mais mata, só atrás do de pulmão.

Preocupados com esse cenário, os deputados e deputadas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo já aprovaram leis que garantem tratamento gratuito na rede pública e que também ajudam a acabar com preconceitos em relação à doença e aos exames preventivos.

Um marco importante foi a aprovação da Lei 9.824/1997, regulamentada pelo decreto 43.993/1999, e que garantiu que a rede pública de saúde em todo o Estado realize os exames de prevenção ao câncer de próstata de forma gratuita pelo SUS. Além dos exames, também é oferecido tratamento à doença em hospitais e clínicas conveniadas pela Secretaria Estadual da Saúde ou pelas secretarias municipais.

Campanha

O Novembro Azul é o período em que a saúde do homem ganha evidência na sociedade, inclusive nas redes sociais com várias hashtags sobre o tema.

Para marcar este período no calendário estadual, a Alesp aprovou a criação de datas para conscientização sobre a saúde masculina: a Lei 15.430/2014 instituiu o Novembro Azul no Estado; a Lei 14.195/2010 definiu 17 de novembro como o Dia Estadual de Conscientização e Combate ao Câncer de Próstata, e a Lei 16.216/2016, que estabeleceu o dia 19 de novembro como o Dia Estadual da Saúde do Homem.

Além do câncer

Em conteúdo divulgado pela Sociedade Brasileira de Urologia neste mês, o presidente da entidade, Marcelo Wroclawski, chama a atenção para o papel da família toda para convencer os homens sobre a importância de se manter uma rotina de exames preventivos.

"Não deixem de conversar com quem você ama para que procure um médico e se investigue não somente o câncer de próstata, mas também outras doenças como diabetes e hipertensão, outras causadoras de piora na qualidade de vida dos homens", pontua. "Vamos usar esse Novembro Azul para cuidar da saúde do homem como um todo".

alesp