Autuações por manusear balão triplicam neste ano; leis da Alesp visam educação e combate ao crime
20/07/2022 18:41 | Meio Ambiente | Fernando Bocardo
O número de pessoas autuadas por fabricar, vender, transportar ou soltar balões no primeiro semestre deste ano já é três vezes maior do que em todo o ano passado.
De acordo com os dados da Polícia Militar Ambiental, de janeiro a junho, foram 121 registros, ante 43 de todo o ano anterior.
O número de apreensões de balões também está em alta. Até junho deste ano, foram 62 casos, o corresponde a 55% das ocorrências de todo o ano passado.
Segundo a corporação, o aumento pode estar ligado ao fim das restrições geradas pela pandemia da Covid-19. O retorno das aglomerações e festas juninas podem ter contribuído para o resultado.
Manusear balões no Brasil é crime ambiental e pode render de um a três anos de prisão e multa. No Estado de São Paulo, há leis também que visam combater a prática, conscientizar sobre os perigos e impedir incêndios e queimadas em florestas, por exemplo.
Alesp
A Lei 13.812/2009, aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, institui a "Semana de Prevenção a Brincadeiras Perigosas". Além de promover ações educativas para os jovens da rede pública estadual de ensino, o texto da medida alerta sobre os riscos da soltura de balões e de outras atividades.
Outra legislação que também trata do assunto é a Lei 17.459/2021, que oficializa o "Agosto Cinza" no Estado de São Paulo. A medida tem o intuito de chamar a atenção para a prevenção de incêndios e queimadas através de palestras, seminários e campanhas educativas de conscientização e instrução em casos de emergência. A prática de soltar balões está entre as atividades que representam riscos de incêndio e por isso também foi citado no texto da lei.
O site da Polícia Militar reserva um espaço para denúncias relacionadas a crimes ambientais. Qualquer suspeita de soltura de balões pode ser denunciada aqui ou discando 190. Outras leis e projetos da Casa podem ser encontrados no site da Alesp.
Notícias relacionadas
- AO VIVO: Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável se reúne para ouvir representante da Latam Airlines e apreciar itens de pauta
- Comissão da Assembleia aprova convite a secretário e representantes de instituições do Estado
- AO VIVO: Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável debate propostas com novo presidente
- Impactos ambientais serão tema de audiências públicas
- Comissão de Meio Ambiente vai investigar licenciamento ambiental em Ilhabela
- Comissão de Meio Ambiente aprova audiência pública sobre falhas no abastecimento de água
- Comissão debaterá estratégias para reduzir escassez de água
- Pulverização de lavouras é tema de comissão
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações