Sessão solene celebra os 74 anos da independência do Estado de Israel
31/05/2022 18:45 | Sessão Solene | Fernando Bocardo - Foto: Marianna Bonaccini
















A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, nesta segunda-feira (30), uma sessão solene em homenagem aos 75 anos da fundação de Israel. A solenidade foi promovida pela Comissão de Relações Internacionais e contou com a presença de parlamentares e representantes da comunidade judaica.
A Declaração de Independência do Estado de Israel foi assinada no dia 14 de maio de 1948. Desde então, a nação se estabeleceu como potência econômica e militar. O encontro presidido pelo deputado Castello Branco (PL) foi uma forma de celebrar a rica história do povo de Israel, bem como estreitar os laços com a Assembleia.
Castello Branco, que possui origens semitas, exaltou o nascimento de Israel. "O grande objetivo do encontro é exaltar a liberdade de um dos estados mais importantes da humanidade", disse.
O rabino Sany Sonnenreich, presidente do Instituto Rav Sany, destacou a importância do diplomata brasileiro Oswaldo Aranha no processo de legitimação do Estado judaico junto da Organização das Nações Unidas em 1948. O embaixador advogou em favor da criação de Israel e convocou uma votação de delegados das nações então constituídas. Todos os países árabes votaram contra a criação de Israel e a divisão do território. Alguns países ocidentais, como a Inglaterra, não votaram, mas a maioria votou a favor, oficializando a criação da nação.
"Somos eternamente gratos ao amparo e atenção que Oswaldo Aranha deu à comunidade judaica, liberando vistos para judeus que queriam vir ao Brasil e colaborando nos trâmites burocráticos da libertação", falou Sonnenreich. O rabino ainda reforçou que alianças e parcerias entre Brasil e Israel são "indispensáveis" para o benefício de ambas nações.
Além do presidente da sessão solene, a cerimônia contou com os parlamentares Gil Diniz (PL), Tenente Nascimento (Republicanos) e Janaína Paschoal (PRTB).
A deputada reconheceu os esforços do povo judeu em prol da democracia. "O reconhecimento das liberdades individuais e a própria concepção de dignidade humana é oriunda também do intenso sofrimento superado pelos judeus e as consequências dessa vitória são perceptíveis em comunidades muito longes de Israel", disse.
O deputado Diniz também citou as dificuldades enfrentadas pela comunidade judaica ao longo do tempo e se colocou à disposição de auxiliar nos interesses desse povo. "Sempre que pudermos estaremos lado a lado com os judeus e celebrando juntos a nossa liberdade e dignidade", falou. Já o Tenente Nascimento citou a Lei 17.361/2021, de sua autoria, que institui o Dia do Perdão - Yom Kippur, no Calendário Oficial do Estado.
A solenidade foi finalizada pelo cônsul-geral de Israel no Brasil, Rafael Erdreich, que discursou sobre os avanços tecnológicos do Estado judaico. "Em poucos anos de existência, Israel se estabeleceu como democracia e superou desafios como se fossem milagres, hoje somos mais de 9 milhões e seguimos investindo em conhecimento e tecnologia", disse. O diplomata ainda reforçou a importância do fortalecimento dos laços entre o Estado de São Paulo e o Estado Judaico. "Nossa aliança possui raízes históricas, culturais, políticas, econômicas e acadêmicas, pretendemos colaborar com soluções inovadoras, principalmente no Estado de São Paulo, nas áreas de agricultura, infraestrutura, sustentabilidade e segurança pública", falou.
A cerimônia foi realizada no Plenário Juscelino Kubitschek e está disponível no Youtube da Alesp.
https://www.youtube.com/watch?v=GvSV5MAuWks&t=2s
Notícias relacionadas
- Samba dá ritmo à Sessão Solene na Alesp que homenageia Mestre Tadeu, da Vai-Vai
- Homenagem a Ailton Graça na Alesp é marcada por emoção e histórias do premiado ator
- Ato solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo comemora Dia Estadual do Trabalhador da Saúde
- Dia do Marinheiro é celebrado em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado São Paulo
- Secretário de Estado Marco Vinholi recebe colar de Honra ao Mérito Legislativo na Alesp
- Assembleia Legislativa presta homenagem ao projeto Esculpir
- Alesp homenageia 110 anos da imigração Okinawa no Brasil
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações