Executivo sanciona lei aprovada na Alesp para distribuição de absorventes íntimos a alunas de escolas públicas estaduais
24/03/2022 13:10 | Agora é Lei | José Guilherme Romero - Foto: Larissa Navarro

Após aprovação dos parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o Executivo sancionou e publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (24) a Lei 17.525/2022, que implanta o programa Dignidade Íntima, para distribuição de itens de higiene menstrual a alunas de escolas da rede pública estadual, incluindo as Etecs e Fatecs.
Com a lei, a distribuição de absorventes e coletores menstruais íntimos se torna política de Estado e deverá ser cumprida anualmente, independente de quem for o governador. A medida também visa promover a formação de estudantes e profissionais da educação em temas relacionados à saúde da mulher, pobreza menstrual e suas consequências no contexto educacional.
O Dignidade Íntima começou no ano passado como um programa da Secretaria de Estado da Educação para combater a pobreza menstrual e o impacto negativo da falta de recursos básicos na educação, em particular a evasão escolar. Agora com a lei, os itens poderão ser adquiridos pelas próprias escolas por meio do programa Dinheiro Direto na Escola.
O presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari, ressaltou a importância da lei para a educação das alunas paulistas. "O Dignidade Íntima permite que as meninas não faltem às aulas por causa da menstruação ou a falta dos itens de higiene, como absorventes. Agora elas terão todos os materiais disponíveis, podendo ir para a escola tranquilamente", disse.
Notícias relacionadas
- Leis que concedem títulos de interesse turístico a 70 cidades paulistas são sancionadas
- Novas leis criam programa contra vício em jogos e ampliam segurança em esportes radicais motorizados
- Criadas na Alesp, leis sancionadas amplia direitos das pessoas autistas do estado
- Após aprovação da Alesp, lei que proíbe animais acorrentados é sancionada pelo Executivo
- Aprovadas na Alesp, LDO 2026 e contratação de brigadistas temporários são sancionadas pelo Executivo
- Criada na Alesp, lei que assegura vagas para PCDs em cursos técnicos e universidades é sancionada
- Aprovados na Alesp, programa SuperAção SP e nova carreira de especialista social são sancionados
- Mercado da Lapa, Capital do Cavalo e Campeonato de Surf: mais 10 projetos da Alesp são sancionados
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações