Após aprovação da Alesp, lei que cria a Região Metropolitana de Jundiaí é sancionada

Região vai englobar sete municípios com, no total, 800 mil habitantes
01/12/2021 12:01 | Agora é lei | Luccas Lucena

Compartilhar:

Sessão extraordinária de aprovação da norma <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg279307.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Infográfico <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg279308.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após aprovação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Lei Complementar 1.362/2021, que cria a Região Metropolitana de Jundiaí, foi sancionada e publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (01/12). A nova região, proposta pelo Executivo, será formada pelos municípios de Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista, totalizando 800 mil habitantes.

Essa é a nona região metropolitana paulista. As outras são as de Piracicaba, São José do Rio Preto, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Ribeirão Preto, Sorocaba, Campinas, Baixada Santista e de São Paulo.

A formação dessa região metropolitana tem como objetivo o desenvolvimento socioeconômico regional e a articulação dos órgãos e entidades estaduais e municipais para melhor proveito dos recursos, o uso racional do território, a preservação do meio ambiente, a integração do planejamento e execução de funções públicas de interesse comum aos entes públicos da região e a redução da desigualdade regional.

A indústria é a principal atividade econômica da região, que também se destaca no setor de logística de distribuição, devido a sua localização, que permite fácil acesso às rodovias Anhanguera, Bandeirantes, Dom Pedro 1°, Fernão Dias e Dutra, e aos principais aeroportos do Estado e ao Porto de Santos.

A criação da Região Metropolitana de Jundiaí faz parte do projeto do governo de reorganização do território estadual para a promoção de políticas públicas e facilitação da captação de recursos para investimentos.



Em agosto, o governador sancionou a formação das regiões metropolitanas de Piracicaba e São José do Rio Preto, aprovadas na Alesp.

Governança

Como parte da proposta, também será criada uma governança para a região, composta por um Conselho de Desenvolvimento formado por um colégio deliberativo com representação estadual, municipal e popular, por um Comitê Executivo de representantes do Executivo estadual e dos municípios que comporão a região metropolitana, e uma autarquia, que é terá funções técnico-consultivas e de integração.

O Conselho de Desenvolvimento especificará as funções públicas de interesse comum ao Estado e aos municípios integrantes da Região Metropolitana de Jundiaí, mas, enquanto isso não acontece, fica definido de interesse comum o planejamento e uso do solo, transporte e sistema viário regional, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico, atendimento social, esportes e lazer e turismo.

E também, enquanto não for instituída a autarquia, a Secretaria de Desenvolvimento Regional indicará três membros do Conselho de Orientação do Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Jundiaí. Os demais serão escolhidos em votação pelo Conselho de Desenvolvimento.


alesp