Opinião - Não existe aprendizado sem curiosidade
Eu sou muito curioso. Creio que a vida como parlamentar me instiga a fazer perguntas, buscar por respostas, soluções, entender como funcionam os mecanismos políticos, conhecer os caminhos que podem me auxiliar a fazer o melhor trabalho pelo povo de São Paulo. E eu gosto muito de fazer esse exercício de curiosidade com a minha equipe de assessores. Sempre que posso, levanto uma questão para que eles me respondam (sem Google). Quando alguém não sabe a resposta, é automático ir pesquisar. E assim vamos aprendendo, todos juntos.
Esses dias, fiquei curioso para saber por que o ser humano tende a ser curioso, e descobri que a Ciência explica. O que ocorre é que quando ficamos curiosos, sentimos prazer. A curiosidade faz o cérebro liberar dopamina, assim, somos motivados a aprender e ficamos mais propensos a reter informações, mesmo que seja um assunto pelo qual não nos interessávamos antes. Legal isso, não é?
A Ciência destaca ainda que a curiosidade fortalece a inteligência, aumenta a energia mental e física e impulsiona um melhor engajamento, desempenho. Uma pessoa curiosa não faz perguntas apenas, ela quer saber as respostas.
Sabe aquela situação em que a criança pergunta "por que" sem parar? Pois é, ela costuma ser curiosa porque está aprendendo como as coisas funcionam. Ela fica fascinada com as descobertas, sente-se motivada, e pergunta mais e mais. Muitas vezes ficamos irritados com aquele monte de perguntas, mas o ideal é encorajá-la a perguntar. A neurocientista norueguesa May-Britt Moser, ganhadora do Nobel de Medicina em 2014 por fazer parte de um estudo que descobriu as células que nos ajudam na localização, diz que era uma criança curiosa, e que teve o privilégio de manter essa curiosidade ativa, o que a levou a alcançar seus objetivos, a ganhar o Nobel. May diz que é tudo sobre curiosidade, sobre perguntas.
Agora, vamos trazer tudo isso para o campo político, eleitoral. Será que você tem tido curiosidade suficiente para ter um voto eficaz na hora de ir às urnas? É preciso entender de que forma o seu candidato pretende proporcionar situações favoráveis para a sua cidade, seu estado, para o País. E para entender é necessário ser curioso, fazer perguntas, e buscar respostas. O seu candidato apresenta propostas com as quais você concorda? Ele tem sido fiel ao discurso que promove? Os princípios dele vão ao encontro dos seus? Fique atento ao que acontece no meio político, ao que os seus representantes eleitos têm feito. Não deixe para se envolver com esses assuntos apenas em época de eleições. Antes de exercer a sua cidadania, exerça a sua curiosidade.
Você se lembra do que leu agora há pouco? Vamos relembrar: a curiosidade fortalece a inteligência. Uma pessoa curiosa não faz perguntas apenas, ela quer saber as respostas.
Se você der o primeiro passo, fizer a primeira pergunta, vai querer saber mais e mais. Será como uma criança, mas com a vantagem de ter liberdade para encorajar a si mesmo e seguir adiante para esclarecer todas as suas dúvidas. Assim, na hora de votar você saberá quem realmente é e o que faz quem vai merecer a sua confiança nas urnas.
Notícias relacionadas
- Deputado da Alesp protocola Moção de Repúdio contra Deputado Federal Márcio Jerry
- Governo Estadual e Deputada lançam programa Jovem Aprendiz Paulista
- Deputados solicitam construção de nova sede para os Bombeiros em São José do Rio Preto
- Deputado se reúne com Secretário do Estado para tratar demandas da Fundação Casa
- Presidente da frente de construção e mineração visita feira do setor
- Alesp aprova projeto que institui a Semana de Prevenção para proteger a visão das crianças dos males causados por celular
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações