Educação, saúde e infraestrutura são abordados na audiência pública do Orçamento 2022 em Ribeirão Preto

Reunião contou com a presença de representantes de vários municípios da região
20/08/2021 23:11 | Audiência pública do Orçamento 2022 | Karina Freitas - Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Audiência Pública de Orçamento estadual para 2022<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272509.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Dirceu Dalben<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272510.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Renato Zucoloto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272511.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Duda Hidalgo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272512.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lilian Neves Aguiar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272513.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Celso Romano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272514.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Marquinhos Soriano <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272515.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública de Orçamento estadual para 2022<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272516.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública de Orçamento estadual para 2022<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272517.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública de Orçamento estadual para 2022<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272518.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272519.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272520.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Educação, infraestrutura e saúde foram os principais assuntos da audiência pública do Orçamento estadual para 2022 realizada, na noite desta sexta-feira (20/8), na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O encontro foi presidido pelo vice-presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP), deputado Dirceu Dalben (PL), e contou com a presença do presidente da CFOP, deputado Gilmaci Santos (Republicanos).

No início da reunião, o presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização, Controle e Tributária da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, vereador Renato Zucolloto, pediu para subir o Centro Especializado em Reabilitação (CER) para nível 3, a fim de atender maior público. "Eu faço esse encaminhamento aos nobres deputados, pedindo que olhem com cuidado [a solicitação]", disse.

Do município de Jaboticabal, Antônio Alves Nascimento falou sobre pessoas com dependência química. Ele afirmou que enfrentam muita dificuldade por conta da burocracia para o uso de recursos da saúde nesta área. "Queria pedir que olhem com carinho para essa causa", disse.

Sobre educação, o vereador de Ribeirão Preto, Maurício Gasparini, solicitou a ampliação da Etec José Martimiano da Silva. Ele pediu o investimento de R$ 30 milhões para que a obra seja realizada na cidade. "No momento, os nossos jovens alunos estão precisando dessa atenção especial", disse.

Já a vereadora também de Ribeirão Preto, Duda Hidalgo, disse que teve contato com professores que relataram um "sucateamento" da rede estadual de ensino. "A gente precisa muito investir em educação", afirmou.

Miriam Fontana, do Fórum Pró-Cultura da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, pediu investimento na cultura. "Queremos que a lei exista e que a cultura seja reconhecida como um campo funcional", afirmou.

A integrante do Sindicato dos Mediadores e Conciliadores do Estado de São Paulo, Lilian Neves Aguiar, falou da falta de remuneração dos mediadores e conciliadores que atuam no poder jurídico. "Os mediadores e conciliadores estão trabalhando, dialogando e buscando a solução do próprio conflito", afirmou.

Representando a vereadora Glaucia Berenice, de Ribeirão Preto, Renato Acefe pediu a instalação de uma delegacia 24 horas de defesa da mulher, além de uma especializada em crianças e adolescentes. "Nós temos notado um grande aumento violência doméstica nesse período de pandemia e a suspensão das aulas"."É uma cidade grande, a sede de uma Região Metropolitana, nós temos demanda", disse.

O deputado Gilmaci Santos disse que é inadmissível que haja apenas uma delegacia da mulher no município de Ribeirão Preto. "Uma só, com mais de 700 mil habitantes que funciona no horário comercial. Não podemos concordar e aceitar isso de forma alguma", declarou o parlamentar.

Investimento na infraestrutura foi um pedido do vereador Ronaldo Silva Santos, do município de Barrinha. Ele sugeriu que R$ 30 milhões sejam investidos no tratamento do esgoto da cidade. "Acredito que é o único município da nossa região que não tem tratamento de esgoto. Não tem emissário no córrego do município que passa no meio da cidade", contou. Ele disse ainda que existem bairros na em Barrinha que despejam esgoto a céu aberto.

O prefeito do município de Guariba, Marcão Celso Romano, falou sobre um córrego no município que, segundo ele, está causando problemas na região.

O munícipe Cléber Rogério reivindicou melhorias para o bairro Jardim Marchesi, em Ribeirão Preto. "Faltam muitas árvores, é uma região muito boa de se viver, mas eu gostaria de pedir um apoio dos nossos deputados e vereadores para darem olhada"."Além do recapeamento em todos os bairros com ruas esburacadas", pediu.

O prefeito de Pitangueiras, Marquinhos Soriano, falou da situação das estradas municipais. "Eu espero que tenha mais recursos, que a Secretaria de Agricultura para investir mais nas estradas rurais", declarou. "Esse é um pedido regional".

O deputado Gilmaci Santos afirmou que a Alesp vai trabalhar para atender todas essas demandas colocadas em pauta durante a audiência. Ele destacou a necessidade de cuidar das estradas da região. "A gente viu a necessidade de uma ação urgente do Governo, porque nós temos aqui uma região rica na agricultura e essa agricultura, de alguma maneira, tem que ser escoada e a maneira que nós temos hoje ainda são os caminhões e caminhão pesado prejudica, destrói asfalto", disse.

O deputado Dirceu Dalben agradeceu a participação dos prefeitos, vereadores, representantes de entidades e dos munícipes e também expôs que o Legislativo já está trabalhando para atender algumas demandas citadas. Ele usou como exemplo as estradas. "São frutos dos debates do Orçamento de 2020, de antes da pandemia, que nós discutimos essas necessidades das vicinais, essa necessidades das estradas estaduais serem recuperadas", afirmou.

Como participar

Neste ano, por conta da pandemia da Covid-19, as audiências são realizadas de maneira híbrida, com encontros presenciais nos municípios, respeitando as regras sanitárias locais, e participação por plataforma virtual. Os interessados em participar das audiências podem se inscrever pelo portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br), no ícone "Audiências Públicas do Orçamento". As sugestões ao Orçamento também podem ser enviadas pelo site ou no Whatsapp (11) 9 3404 9001.


alesp