Saúde lidera pedidos e sugestões durante audiência pública da Alesp para o Orçamento 2022, em Osasco

Cidadãos e representantes da sociedade também demandaram investimentos em educação
13/08/2021 22:20 | Audiência pública do Orçamento 2022 | Karina Freitas - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Audiência Pública do Orçamento 2022<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271924.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública do Orçamento 2022<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271925.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ribamar Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271926.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Romulo Bispo Alves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271927.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Ladenilson<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271928.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ralfi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271929.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271930.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271931.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na noite desta sexta-feira (13/8), a segunda audiência pública para obter as demandas dos municípios para o Orçamento estadual de 2022. O encontro foi realizado na Câmara Municipal de Osasco. A próxima reunião será realizada na segunda-feira, dia 16, a partir das 10h, na Câmara Municipal de São José dos Campos.

A audiência foi presidida pelo deputado Gilmaci Santos (Republicanos) e contou também com a presença dos deputados Enio Tatto (PT) e Emidio de Souza (PT).

Uma das principais pautas abordadas durante o evento foi o pedido de reabertura do pronto-socorro do Hospital Regional de Osasco. O vereador Ralfi Silva afirmou que o hospital está trabalhando com portas fechadas. "A gente tem que cobrar do nosso governador que sejam reabertas as portas do pronto-socorro", afirmou.

Gilmaci Santos disse não compreender a situação dessas unidades de saúde. "Até agora nós não entendemos o por que a secretaria optou pelo fechamento desses PSs. É, realmente, algo difícil da gente aceitar", declarou o parlamentar. O deputado Enio Tatto também reforçou a fala do vereador. "É um absurdo fechar os prontos-socorros em plena pandemia", disse.

Outro ponto levantado foi o funcionamento dos restaurantes Bom Prato. Ralfi afirmou que há a necessidade de maior atendimento ao público. "A gente tem que trabalhar para ampliar o atendimento, ampliar com jantar, atender aos finais de semana", disse. "A gente quer solicitar a manutenção e o funcionamento das unidades do Bom Prato aos finais de semana", reforçou o vereador Délbio Teruel.

Representante da região de Osasco na Alesp, o deputado Emidio de Souza falou sobre algumas demandas do município. Ele também abordou a situação do Bom Prato. "Eu não entendo por que é que o governo do Estado resolve economizar justamente na área de alimentação", disse.

Assuntos ligados às áreas da saúde, educação, infraestrutura e funcionalismo público também foram abordados pelos participantes inscritos na audiência, entre eles vereadores e representantes de instituições da sociedade, como o Conselho Tutelar. Foram pedidos investimentos em saneamento, atividades esportivas com crianças e adolescentes, internet nas escolas e ampliação de atendimentos em hospitais. "São reivindicações necessárias e importantes", afirmou Gilmaci Santos.

O deputado Emidio afirmou que a nova entrada de Osasco é uma "necessidade absoluta". "Já há muito tempo Osasco está aguardando isso, ultrapassa administrações de Osasco quanto do governo do Estado, e ainda estamos debatendo aqui. Todos os encontros que nós temos com o governador João Doria, em todos eles esse tema é tratado", disse.

O líder comunitário Romulo Bispo Alves pediu investimento no saneamento básico de Osasco. Na cidade, a Sabesp é responsável pelo fornecimento de água e coleta e tratamento de esgoto. "Tem muitas comunidades aqui na cidade de Osasco que precisam ter um pouco de infraestrutura e melhorias". "Ainda falta água, ainda falta esgoto. Então a minha sugestão é que os deputados lutem por melhorias nessas áreas", disse.

O deputado Enio criticou o governo por reduzir investimentos no Centro Paula Souza, responsável pelas Etecs e Fatecs. "O governo do Estado de São Paulo diminuiu investimento nos últimos dois anos em mais de R$ 100 milhões no Paula Souza. Tirar dinheiro do Paula Souza, tanto em obras, quanto custeio, é você precarizar as Fatecs e as Etecs", disse.

Como participar

Neste ano, por conta da pandemia da Covid-19, as audiências são realizadas de maneira híbrida, com encontros presenciais nos municípios, respeitando as regras sanitárias locais, e participação por plataforma virtual. Os interessados em participar das audiências podem se inscrever pelo portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br), no ícone "Audiências Públicas do Orçamento". As sugestões ao Orçamento também podem ser enviadas pelo site ou no Whatsapp (11) 9 3404 9001.


alesp