Alesp debate a inclusão de representantes da periferia nas eleições


17/02/2020 09:11 | Audiência Pública | Karina Freitas - Foto : Sergio Galdino

Compartilhar:

Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2020/fg247019.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Favelas e Periferias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2020/fg247017.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Ana Carla, Marilene Lima e Neudes Carvalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2020/fg247018.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marilene Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2020/fg247020.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Jesus<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2020/fg247022.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Favelas e Periferias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2020/fg247021.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Saúde, educação e formas de inclusão para a população periférica, foram alguns dos assuntos debatidos na última sexta-feira (14/2) em um encontro organizado pela Frente Favela Brasil e o coletivo Periferia é o Centro, no plenário Dom Pedro I, da Assembleia Legislativa.

Jesus dos Santos, integrante da Bancada Ativista (PSOL), que apoiou o evento, disse que a ideia é procurar formas de incluir representantes da periferia nas próximas eleições. "Esse encontro é primeiro passo para o entendimento dessa construção. Eu espero que espaços como esse existam cada vez mais para que de fato haja um processo de renovação política".

A coordenadora nacional da Frente Favela Brasil, Anna Karla, explicou que essa discussão tem sido feita por todo o Brasil a fim de levar serviços de saúde, educação e lazer para além dos centros chegando nos bairros mais afastados. "Pensamos em um projeto de um país, municípios, estados que tenham uma gestão mais humana".

"A periferia tem se articulado para ocupar espaços na política, é um espaço que é nosso também. Estamos nesse evento para pensar como essa população vai se colocar nos processos eleitorais a partir deste ano. Faz toda diferença ter uma mulher preta, ter uma mãe, ter o LGBTQIA+ formulando políticas públicas. Não vai ter política pública para creche, por exemplo, se não tiver uma mãe para reivindicar", explicou a coordenadora do coletivo Periferia é o Centro, Ingrid Félix.

Também esteve presente no evento a coordenadora do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Neudes Carvalho.


alesp