Parcerias Público Privadas podem possibilitar a construção de novos presídios


07/08/2019 18:30 | Segurança Pública e Assuntos Penitenciários | Ines Jordana - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Adriana Borgo e Luiz Fernando T. Ferreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237603.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Nivaldo Cesar Restivo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237538.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi e Adalberto Freitas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237600.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Fernando T. Ferreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237601.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Agente Federal Danilo Balas e Altair Moraes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237602.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegado Olim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237599.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Secretário de Administração Penitenciária, Coronel Nivaldo Restivo, esteve presente na reunião da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários realizada na quarta-feira (7/8). Ele apresentou aos parlamentares o andamento de sua gestão e o desenvolvimento de ações, programas e metas. O encontro foi realizado no Plenário José Bonifácio.

Os parlamentares levantaram questionamentos sobre as Parcerias Público Privadas (PPPs), apresentadas pelo secretário como uma das soluções para a construção de novos presídios, além de criação de vagas e modernização. "Essas parcerias devem ser encaradas como possibilidades de resolver o problema. É uma alternativa a ser adicionada a gestão pública", destacou o coronel.

Membros do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp) também estiveram presentes na reunião e reivindicaram melhores condições de trabalho, aumento salarial e apoio de mais agentes penitenciários. "Temos que ser valorizados para atender melhor a população encarcerada e seus familiares", disse Fábio Ferreira, presidente do Sifuspesp.

Os parlamentares cobraram ao secretário e ao Estado uma posição sobre o assunto. "Pedimos ao governador uma data da recomposição salarial dessa classe de profissionais do sistema penitenciário que sofrem tanto", defendeu o deputado Tenente Nascimento (PSL).

Questionamentos sobre fiscalização de presídios, condições de saúde e higiene, penitenciárias femininas e a situação de concursados remanescentes foram esclarecidos aos parlamentares e ao público presente.

"A comissão foi pesada, mas trouxe bons resultados. O secretário respondeu a todos os questionamentos dos parlamentares", concluiu o deputado Delegado Olim (PP), presidente da comissão.

Além dos citados, estiveram presentes os parlamentares Adalberto Freitas, Adriana Borgo, Agente Federal Danilo Balas, Altair Moraes, Carlos Giannazi, Conte Lopes, Ed Thomas, Erika Malunguinho, Gil Diniz, Isa Penna, Luiz Fernando T. Ferreira, Major Mecca, Márcia Lia, Monica da Bancada Ativista, Sargento Neri e Wellington Moura.


alesp