Consumidor pode ter assegurada substituição imediata de itens com defeito


11/06/2019 16:52 | Direitos do Consumidor | Carolina Franca - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Dra. Damaris Moura e Leticia Aguiar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235671.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ataide Teruel e Leticia Aguiar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235670.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dr. Jorge do Carmo e Marcio Nakashima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235672.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jorge Wilson Xerife do Consumidor preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235673.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Thiago Auricchio e Ataide Teruel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235674.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dra. Damaris Moura e Thiago Auricchio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235675.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo Gambale e Dra. Damaris Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235677.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ataide Teruel e Leticia Aguiar	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235678.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235679.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

De acordo com o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), as empresas têm o prazo de 30 dias para reparar ou substituir itens com defeito, à exceção dos produtos essenciais que devem ser repostos em até cinco dias úteis pelo fornecedor. Entretanto, a legislação não especifica o que é "produto essencial".

O Projeto de Lei 337/16 aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor nesta terça-feira (11/6) assegura a substituição imediata dos seguintes itens: medicamentos, telefone celular, computador, televisor, geladeira, máquina de lavar, fogão, colchão ou produtos utilizados como instrumento de trabalho.

"Quando não se tem ao certo o que é ou não um produto essencial definido em lei os consumidores são violados em seus direitos", explicou o deputado Jorge Wilson, Xerife do Consumidor (PRB), autor do projeto. A proposta segue agora para a análise da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento.

Falta de energia elétrica

A comissão ainda aprovou um requerimento propondo convite ao diretor-presidente da Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo (Arsesp), para obter esclarecimentos sobre a queda e falta de energia elétrica na região do Grande ABC.

De acordo com o solicitante, deputado Thiago Auricchio (PL), o problema afetou serviços importantes na região. "Recebi vários relatos da população nesse sentido, falta de energia em casa, no trabalho. A própria prefeitura de São Caetano disse que teve que interromper atendimento em hospitais e no Atende Fácil da cidade", declarou.

A pedido dos integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, o representante da Arsesp deve falar também sobre ocorrências registradas em todo o estado paulista.

Além dos citados, também estiveram presentes os deputados Ataíde Teruel, Damaris Moura, Jorge do Carmo, Letícia Aguiar, Marcio Nakashima e Rodrigo Gambale.


alesp