XIV Workshop de Educação e Pesquisa do Estado de São Paulo é apresentado na Alesp


10/06/2019 15:58 | Ato Solene | July Stanzioni e Karina Freitas - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Castello Branco e Agente Federal Danilo Balas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235566.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> General Peternelli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235567.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mauricio Pazini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235568.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mauricio Pazini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235569.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235570.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Aconteceu na segunda-feira (10/6), o XIV Workshop de Educação e Pesquisa do Estado de São Paulo, Energia, Sustentabilidade e Meio Ambiente. O encontro foi sediado no auditório Franco Montoro na Assembleia Legislativa do Estado. 

O ciclo de palestras é fruto de uma parceria entre a bancada do PSL e o professor Hélio Dias, da IEA-USP/Ivepesp.

Segundo o deputado Castello Branco, é necessária uma revisão da matriz energética para que seja possível a utilização de energias renováveis mais baratas. "O Brasil é um grande produtor de energia, um país muito rico, mas essa riqueza não é revertida para a população. Existe muito combustível fóssil, mas o combustível é caro. Então uma das propostas é fazer uma revisão desse conceito, uma revisão da nossa matriz energética e que ela chegue mais barata à população".

O deputado Danilo Balas endossou a fala do colega parlamentar ao destacar a importância da atualização dos conhecimentos sobre a área. "É importante atualizarmos esse conhecimento e trazer para dentro do Parlamento paulista a inovação e o trabalho sobre energias renováveis que vimos com o palestrante hoje. Precisamos primeiro dar condições para inovar no país e também para reaproveitamento de energia, e o Parlamento pode ajudar com projetos de lei".

"Se você conseguir elaborar um bom planejamento você cosegue formular políticas de nível municipal, estadual, federal e até mundial", explicou o professor da UFABC, Paulo Santana.

Durante o encontro interdisciplinar foram discutidos temas como energia renovável, energia e meio ambiente, sustentabilidade e inovação, além de planejamento energético.

O professor e doutor Mauricio Pazini Brandão, esclareceu o porquê da importância da utilização desses tipos de energia. "As energias renováveis são aquelas que utilizam a natureza, como a solar, ou os ventos, como a eólica. São energias que a natureza dá e que a gente devolve, são produtos limpos e por serem renováveis podem ser continuadamente usados, sem preocupação om o futuro".

O workshop de Educação e Pesquisa do Estado de São Paulo acontece uma semana após a comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, maior evento anual das Nações Unidas para impulsionar as ações neste nicho.

Liderada pela China, anfitriã das celebrações em 2019, a mobilização para #CombaterAPoluiçãoDoAr culminou em um recorde de 6.206 eventos e compromissos registrados no site oficial da ONU Meio Ambiente para a data. No Brasil, 240 atividades foram cadastradas, cobrindo quase todo o território nacional.


alesp