Livro de combate ao amianto é lançado na Alesp


02/05/2019 18:00 | Ato Solene | Ines Jordana - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233282.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Martins e Paulo Fiorilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233283.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marina Moura, Marcos Martins, Paulo Fiorilo e Eliezer João de Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233284.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene Contra o Amianto e Lançamento do Livro Heróis contra o Amianto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233285.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233286.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa recebeu o evento de lançamento do livro "Eternidade " a construção social do banimento do amianto no Brasil", promovido pelo deputado Paulo Fiorilo (PT), com o objetivo de combater a utilização do amianto - substância química cancerígena presente em telhas e caixas d"água. O lançamento foi realizado no auditório Paulo Kobayashi, na sexta-feira (26/4).

"O evento resgata discussões e debates que fizemos com o ex-deputado Marcos Martins (PT). A luta agora é internacional, pois a vitória conquistada pelo Brasil precisa ser ampliada para o resto do mundo", disse Paulo Fiorilo.

Marcos Martins foi autor do Projeto de Lei 384/2007, que proíbe o uso de produtos, materiais ou artefatos que contenham quaisquer tipos de amianto ou outros minerais na composição. A proposta foi sancionada em novembro de 2017 pelo Supremo Tribunal Federal.

"A substância é um veneno que devastou famílias inteiras aqui no Brasil", disse a autora do livro Marina Moura. Em entrevista, explicou que o livro conta a história da união e construção social de como as vítimas do amianto adoeceram. "Todos precisam conhecer essa catástrofe sanitária e ambiental causada pelo amianto para que não haja retrocesso", concluiu.

O evento contou com a presença de associações e representantes de outros países que trabalham pela proibição do uso do amianto.

alesp