Solenidade é realizada em apoio ao Dia Nacional do Candomblé


26/03/2019 19:07 | Ato Solene | Laysla Jacob - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Ato Solene Dia Nacional do Candomblé<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg232033.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene Dia Nacional do Candomblé<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg232032.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene Dia Nacional do Candomblé<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg232031.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene Dia Nacional do Candomblé<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg232034.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg232035.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em ato solene realizado na segunda-feira (25/3), parlamentares, líderes religiosos e adeptos do Candomblé reuniram-se para apoiar a criação do Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. O evento foi convocado pela deputada Leci Brandão (PCdoB) e ocorreu no auditório Teotônio Vilela da Alesp.

O Projeto de Lei 3.551/2015, de autoria do deputado federal Vicentinho (PT), dispõe que a data seja comemorada em 30 de setembro. O objetivo é garantir maior liberdade religiosa e respeito a religiões que já foram historicamente discriminadas. A proposta foi aprovada por todas as comissões na Câmara dos Deputados e agora aguarda aprovação pelo Senado.

Presente no evento, o deputado federal Vicentinho mostrou-se otimista quanto à possível aprovação do seu projeto e destacou seu papel como autor da proposta. "Eu luto muito contra a intolerância religiosa. Apesar do ódio que vigora hoje na sociedade, e apesar da intolerância, a cada dia estamos aqui carregados de esperança e revigorados pelos passos que estamos dando", afirmou.

A parlamentar Leci Brandão manifestou-se sobre o projeto e destacou a importância de sua aprovação. Para a deputada, o momento é adequado. "Está na hora de cada um buscar os seus direitos, e a população negra tem esse direito, a religião de matriz africana tem esse direito. O Candomblé quer o bem, a paz, e quer que a gente dialogue com muito respeito", explicou.

O evento contou com a presença da deputada Professora Bebel (PT). Cantos e celebrações fizeram parte do rito do ato solene.

alesp