Projeto ensina crianças a cultivar hábitos saudáveis


14/02/2019 15:41 | Campanha | Laysla Jacob

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: pexels)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230146.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Imagem ilustrativa (fonte: pexels)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230147.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Imagem ilustrativa (fonte: pexels)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230148.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Imagem ilustrativa (fonte: pexels)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230149.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Imagem ilustrativa (fonte: pexels)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230150.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ensinar hábitos saudáveis logo na infância é o ideal para que as crianças tornem-se adultos conscientes. Esse é o objetivo do Projeto Horta Educativa, coordenado pelo Fundo Social de São Paulo (Fussp) e executado pelas secretarias estaduais de Agricultura e Abastecimento e da Educação. Os trabalhos vêm sendo feitos desde 2013, ensinando crianças e seus responsáveis a desenvolverem hábitos alimentares adequados. Os principais pontos discutidos são educação ambiental e nutricional e valorização da horticultura.

As atividades, destinadas a crianças de 4 a 10 anos de idade, acompanhadas dos pais, vão desde preparar o espaço ideal para cultivar uma horta até plantar e colher os alimentos. Posteriormente, as crianças aprendem a preparar receitas saborosas com os alimentos colhidos. Nessa etapa, o objetivo é incentivá-las a também cozinhar em casa, com o auxílio dos pais. Entre as sementes de hortaliças e vegetais cultivadas no programa estão alface, rabanete, rúcula, chicória, couve, salsa, abobrinha, abóbora, beterraba, cenoura e cebolinha.

O programa conta ainda com aulas teóricas e palestras com nutricionistas e engenheiros. Os participantes recebem apostilas que explicam detalhadamente as atividades e sementes para a fazerem sua própria horta.

O engenheiro agrônomo responsável pela capacitação dos educadores na Secretaria de Agricultura, Diógenes Kassaoka, destacou a importância do projeto em entrevista ao Portal do Governo: "Ao incentivar o cultivo de hortas, transmitimos importantes conceitos para que as crianças valorizem o alimento, cuidem do solo e preservem os recursos naturais, como a água".

No último ano, 160 municípios foram contemplados pelo projeto, que já atendeu mais de 366 mil crianças em todo o estado. Para participar, é necessário que as prefeituras encaminhem ao Fussp uma manifestação de interesse.

alesp