Falta de recursos é o principal problema das Santas Casas, afirma presidente da Fehosp

O presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), Edson Rogatti, foi ouvido na CPI das Santas Casas, em reunião realizada nesta quinta-feira, 3/9. Rogatti expôs a situação caótica que acomete as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do país, cuja dívida total chega a R$ 21,5 bilhões.
04/09/2015 13:56

Compartilhar:

Edson Rogatti e Ed Thomas na reunião da CPI das Santas Casas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-09-2015/fg175369.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rogatti diz que a falta de recursos é o principal problema das Santas Casas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-09-2015/fg175370.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Afonso Lobato, André do Prado e Joojii Hato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-09-2015/fg175371.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Neder (PT) fez um requerimento propondo a presença de um representante do CEALAG (Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão), que atua em parceria com as santas casas, para apresentar um diagnóstico da realidade encontrada no Estado. <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-09-2015/fg175372.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

 


Ed Thomas (PSB), presidente da CPI, questionou Rogatti se o problema das Santas Casas não está ligado à má gestão. O presidente da Fehosp replicou que a má gestão é inevitável e os culpados devem ser punidos, mas que, a seu ver, o principal problema está ligado à falta de recursos.

Edson Rogatti acrescentou que 56% das internações do SUS são feitas pelos hospitais filantrópicos e que, muitos já fecharam as portas e outros estão sob os cuidados das prefeituras. Sem contar os casos de atrasos no pagamento dos funcionários. Um exemplo é a Santa Casa de Aparecida, que atende 35 mil habitantes, além de milhares de romeiros, e continua prestando serviços à população, apesar dos três meses de atraso no pagamento. Representantes de outras Santas Casas também estiveram presentes, como Guaratinguetá e São José dos Campos.

O deputado André do Prado (PR) parabenizou Rogatti pelo trabalho e reconheceu a urgência de recursos às Santas Casas, afirmando que é preciso priorizar a saúde e que as entidades estão no limite. O caos será maior quando os hospitais filantrópicos fecharem, como já começa a acontecer em alguns municípios. O parlamentar sugeriu também uma grande mobilização que impulsione a sociedade a ajudar as santas casas.

Estiveram presentes à reunião da CPI das Santas Casas os parlamentares: Ed Thomas (PSB), André do Prado (PR), Carlos Neder (PT), Afonso Lobato (PV), Orlando Bolçone (PSB) e Jooji Hato (PMDB).

Voltar
alesp