Comissão de Saúde aprova criação do Dia Estadual de Prevenção à Hipertensão Arterial

A Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Celso Giglio (PSDB), reuniu-se nesta terça-feira, 23/6, e aprovou de forma conclusiva o Projeto de Lei 1.346/2014, de autoria do parlamentar Jooji Hato (PMDB), que institui o Dia Estadual de Prevenção à Hipertensão Arterial, que será comemorado anualmente no dia 26 de abril.
23/06/2015 19:06

Compartilhar:

Celso Giglio na presidência dos trabalhos da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-06-2015/fg172157.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Saúde nesta terça-feira, 23/6<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-06-2015/fg172158.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-06-2015/fg172159.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

 


Segundo a justificativa do projeto, a hipertensão arterial é considerada o principal fator de risco à saúde no mundo, podendo causar doenças do coração, derrame, diabetes e doenças renais. Dados mundiais apontam que sete milhões de pessoas morrem a cada ano e 1,5 bilhão adoecem em função da hipertensão arterial.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, 30% da população adulta é hipertensa, porém riscos cardiovasculares começam a existir em níveis ainda menores. Por outro lado, reduções de pressão arterial diminuem o risco de acidente vascular cerebral em 40%, doença arterial coronariana em 16% e morte por evento cardiovascular em 20%, o que justifica a adoção de medidas preventivas por parte do Estado.

Participaram da reunião, Analice Fernandes, Welson Gasparini e Barros Munhoz (todos do PSDB), Gil Lancaster (DEM), Wellington Moura (PRB), Milton Vieira (PSD), Carlos Neder e Marcos Martins (ambos do PT), André do Prado (PR).

Voltar
alesp