Fluxo de imigrantes haitianos no Brasil é discutido na Comissão de Direitos Humanos

Refugiados vêm sendo submetidos a condições precárias de trabalho
28/05/2015 14:45

Compartilhar:

Carlos Bezerra Jr na presidência da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-05-2015/fg171041.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Direitos Humanos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-05-2015/fg171042.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

 


A Comissão de Direitos Humanos aprovou, nesta quarta-feira, 27/5, requerimento que solicita a realização de audiência pública para debater ações de proteção e acolhimento de refugiados haitianos no Estado de São Paulo, bem como ouvir as autoridades responsáveis pelo recente fluxo de imigração do país caribenho. O requerimento é do presidente da comissão, Carlos Bezerra Jr. (PSDB), que apontou os problemas relacionados à imigração, como as condições precárias de trabalho a que os refugiados vêm sendo submetidos; a forma como eles ingressam no país; e a falta de sintonia entre os diversos entes da federação (município, Estado de São Paulo, Estado do Acre e União).

A deputada Beth Sahão (PT) fez um pedido de encaminhamento de um novo requerimento de audiência pública ao Ministério Público sobre denúncia de estupro contra uma moradora de rua, realizado por estudantes universitários de Catanduva. O acontecimento foi gravado e postado nas redes sociais. Foi aprovado também um requerimento da deputada sobre divulgação de vídeos íntimos com conteúdo humilhante contra jovens do Bairro do Grajaú (zona sul da capital), desencadeando uma discussão sobre sexualidade e machismo nas comunidades, sexualização dos meninos, casos de suicídios de vítimas após exposições nas redes sociais e invasão de privacidade. Será enviado um requerimento ao Ministério Público devido à gravidade e popularização desses acontecimentos. O deputado Roberto Tripoli (PV) solicitou o envio ao Ministério Público de requerimento do deputado Carlos Giannazi (PSOL) sobre a situação dos índios da Aldeia Itakupe - Sol Nascente, situada no pico do Jaraguá.



Participaram também da reunião os deputados, Hélio Nishimoto (PSDB), André Soares (DEM), Adilson Rossi (PSB), Raul Marcelo (PSOL), Clélia Gomes (PHS) e Márcia Lia (PT).

Voltar
alesp