Fortalecimento das micros e pequenas empresas pode ser solução para crise econômica

Ato de relançamento da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal (Frepem) foi realizado nesta segunda-feira, 25/5, sob a coordenação dos deputados Itamar Borges (PMDB) e Caio França (PSB).
26/05/2015 16:00

Compartilhar:

Itamar Borges, coordenador da FREPEM<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-05-2015/fg170881.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Frente Parlamentar do Emprendedorismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-05-2015/fg170882.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Skaff<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-05-2015/fg170883.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Guilherme Afif Domingos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-05-2015/fg170884.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

 


Com quase 2 milhões de estabelecimentos, as micros e pequenas empresas (MPEs) representam 98% do mercado empresarial paulista. O Estado paulista possui 1,3 milhão de empreendedores. A esses números citados somaram-se muitos outros, para mostrar a abrangência e importância das MPEs. Entretanto, as MPEs enfrentam problemas para seu crescimento, daí o empenho para que seja aprovado o Projeto de Lei 25/2007, do Supersimples - esse PL tramita atualmente no Congresso Nacional como PL 448/2014, de autoria do ex-deputado Guilherme Campos (PSD/SP)

O ministro da secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, observou que, apesar de a matéria das MPEs ser de consenso e ultrapassar os interesses partidários, a Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Câmara Federal prefere aguardar a anunciada votação do ajuste fiscal pelo Congresso Nacional. Afif Domingos acentuou que a crise é a grande oportunidade para a pequena empresa crescer. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, afirmou que as MEPs, devido à burocracia e alta carga tributária, estão desestimuladas a crescer. Simplificação e desburocratização são tudo o que queremos e o Brasil precisa. Itamar Borges comunicou que a Frepem conta com o apoio de 71 parlamentares paulistas de todos os partidos da Assembleia e 56 instituições. Apresentou os principais objetivos da Frepem, como a regulamentação da legislação que criou o Plano Estadual de Educação Empreendedora, para inserir o ensino do empreendedorismo nas escolas de ensino médio e técnico, vinculadas à secretaria da Educação e ao Centro Paula Souza.

Durante o evento, houve a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Sebrae-SP e a Frepem e o deputado Itamar Borges entregou ao ministro Afif Domingos e a Paulo Skaff a 3ª Carta de São Paulo, que resume os desafios da Frepem.

Voltar
alesp