Assembleia promove debate sobre Redução da Maioridade Penal

Por iniciativa do deputado Carlos Bezerra Jr. (PSDB), a Assembleia Legislativa promoveu nesta sexta-feira, dia 17/4, o debate Redução da Maioridade Penal no Brasil e suas Consequências. O objetivo foi colher subsídios à PEC 171 para serem encaminhados ao Congresso Nacional
22/04/2015 18:20

Compartilhar:

Deputados debatem Redução da Maioridade Penal, no auditório Teotonio Vilela <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-04-2015/fg169382.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O presidente da Assembleia, Fernando Capez abriu os trabalhos afirmando que promoverá debates de assuntos polêmicos.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-04-2015/fg169383.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Carlos Bezerra Jr. O encontro tinha por objetivo colher sugestões à Proposta de Emenda Constitucional 171 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-04-2015/fg169491.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

 


A abertura da audiência pública foi feita pelo presidente Fernando Capez (PSDB), que explicou aos presentes a dinâmica que norteará a atuação do Legislativo paulista em sua gestão. Ou seja, promover o debate dos assuntos polêmicos em discussão junto à sociedade, fora dos gabinetes e mais próximo à população.

O deputado Bezerra Jr. explicou que o encontro tinha por objetivo colher sugestões à Proposta de Emenda Constitucional 171 (que defende a redução da maioridade penal) para serem encaminhadas ao Congresso Nacional. Ao elencar as diferentes organizações sociais presentes, o parlamentar afirmou que se tratava de uma das audiências com maior diversidade de representantes. Questionou ainda pesquisas divulgadas pela imprensa segundo as quais 90% da população seria favorável à redução da maioridade penal.



O jurista Dalmo Dallarii deixou claro que a PEC 171 é inconstitucional, pois o artigo 228 da Constituição considera inimputáveis os menores de 18 anos. Ao defender seu posicionamento, o jurista observou que no sistema prisional é forte a influência de quadrilhas de criminosos que certamente, iriam exercer forte coação sobre os jovens que para lá fossem encaminhados.



Felipe Locke, presidente da Associação Paulista do Ministério Público, usou o adjetivo "estarrecido" com uma PEC "que quer aplicar um estelionato, locupletar a sociedade". Tachou a PEC de "medida hipócrita" e defendeu, ao invés disso, o investimento na educação.

Voltar
alesp